Uma pesquisa que avalia o desempenho dos hospitais quanto aos Eventos Adversos foi selecionada como um dos dez melhores trabalhos apresentados durante a 59º Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. O pôster é da bolsista Roberta Tarantino, orientada pela pesquisadora Claudia Travassos, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fiocruz (Icict/Fiocruz). O pôster premiado foi apresentado no tema Ciências da Saúde, na categoria Saúde Coletiva, no mês de julho, em Belém.
Os Eventos Adversos (EAs) são danos ou lesões causados durante o cuidado hospitalar e não pela doença de base. Somente nos EUA, estima-se que quase 100 mil pessoas morram por ano devido a EAs. Os números são alarmantes e superam as taxas de mortalidade por Aids, câncer de mama ou atropelamento. De acordo com os estudos, os altos índices de ocorrência das EAs representam riscos aos usuários dos hospitais e altos gastos por parte do Estado com indenizações - por isso, a relevância do trabalho.
De acordo com Roberta, o aspecto mais significativo da pesquisa é dar visibilidade ao tema ainda pouco explorado. A intenção é expandir a avaliação para outras regiões do país a fim de descobrir onde os EAs são mais freqüentes e mensurar a quantidade deles em todo o território brasileiro. No Canadá, já existem estudos avançados sobre o assunto e um dos objetivos da pesquisa da Fiocruz é adaptar os instrumentos de avaliação canadenses à realidade brasileira.