Com o objetivo de fornecer conhecimento técnico para a gestão e o desenvolvimento de bibliotecas e redes de saúde a profissionais de Moçambique, um grupo do Icict realiza, de 2 a 15/3, uma visita técnica a Maputo. A iniciativa visa fortalecer a parceria entre a Fiocruz e o Instituto Nacional de Saúde de Moçambique (INS), firmada em 2011, no âmbito de ações em informação e comunicação em saúde.
Participam da missão a coordenadora da Rede de Bibliotecas da Fiocruz, Maria de Fátima Martins, o chefe substituto da Biblioteca de Saúde Pública, Leonardo Simonini, e Luciana Danielli de Araújo, bibliotecária do Centro de Tecnologia em Informação e Comunicação em Saúde (CTIC/Icict).
“Realizaremos três oficinas de trabalho, cujo objetivo é impulsionar o desenvolvimento de novas competências, habilidades e conhecimentos no âmbito da informação em saúde. Estaremos fortalecendo a capacidade crítica destes profissionais de informação em relação a práticas inovadoras, para melhorar a qualidade dos processos de trabalho. Queremos ainda ampliar a rede de relacionamentos, parcerias e aliados em projetos e ações. A proposta é compartilhar saberes, ideias e práticas, mas sempre de maneira acessível”, explica Maria de Fátima Martins.
Título das Oficinas:
1. Oficina de Trabalho: Reconhecimento e tratamento do acervo bibliográfico (descrição e indexação) – Período: 5 a 15 março
Local: Maputo (INS)
Publico alvo: 22 Bibliotecários
2. Oficina de Trabalho: Estratégias de acesso virtual junto a Rede de Bibliotecas da Fiocruz e atividades de intercâmbio e cooperação técnica
Local: Maputo (INS)
Período: 5 a 15 março
Publico alvo: 22 Bibliotecários
3. Capacitação Técnica: Infra-estrutura de rede, desenvolvimento de aplicativos bibliográficos e interface web
Local: Maputo (INS)
Período: 5 a 15 março
Publico alvo: 6 Analistas de Sistemas