Coordenado pelo Centro de Tecnologia e Informação em Bancos de Leite Humano e Aleitamento Materno do Icict (CTIBLH), o SIG TeleRede BLH está sendo ampliado para os 22 países com os quais o Brasil, por intermédio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores, mantém convênio de cooperação técnica no âmbito do aleitamento materno e bancos de leite humano. O objetivo do SIG (Grupo de Interesse Especial) é ampliar o intercâmbio do conhecimento e a transferência de tecnologia no campo de atuação da Rede de Bancos de Leite Humano (RedeBLH) e de suas respectivas interfaces na área da saúde da mulher e da criança, no Brasil e nas regiões da Ibero-América e África, como uma das ações estratégicas para atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio da Organização Mundial de Saúde.
O SIG, que está localizado na Rede Universitária de Telemedicina (Rute), nasceu da demanda de investigação científica, de desenvolvimento tecnológico e de difusão do conhecimento no âmbito da RedeBLH-Br e tem como proposta ampliar as atividades, incluindo teleconferências mensais, cursos, reuniões técnicas e atividades de gestão para toda a RedeBLH. “É um sistema integrado para a Rede de Bancos de Leite Humano do Brasil, dos países ibero-americanos e africanos”, diz o coordenador do Programa IberBLH e da RedeBLH, João Aprígio Guerra de Almeida.
Cursos são oferecidos
No primeiro semestre de 2011, o CTIBLH do Icict e o Banco de Leite Humano do Instituto Fernandes Figueiras (IFF/Fiocruz) realizaram o curso teórico-prático de Processamento e Controle de Qualidade do Leite Humano Ordenhado (P&CQLHO) para 53 profissionais de instituições de saúde de 12 estados brasileiros, como parte do projeto “Redução da Mortalidade Infantil”, nas regiões da Amazônia Legal e nordeste do Brasil.
Outros 124 profissionais estrangeiros foram capacitados em P&CQLHO e Gestão da Informação. Essa atuação foi um apoio do CTIBLH aos Ministérios da Saúde da Argentina, Costa Rica e Venezuela. Os objetivos da ação foram capacitar profissionais de saúde e afins na área da gestão do BLH e no manejo adequado do leite materno, visando garantir sua qualidade como alimento funcional, e ampliar o conhecimento sobre o elo existente entre a mulher, a criança e a família nas questões que permeiam o processo de aleitamento materno.
No segundo semestre, estão previstos 26 cursos de P&CQLHO, um em cada estado brasileiro e na República Dominicana. Serão realizados, também, curso sobre Sistema de Gestão e Informação online, com a participação de profissionais de Londrina-PR, Brasília-DF e Venezuela; Aconselhamento em Aleitamento Materno, para profissionais do Equador e Uruguai e Implantação do Sistema de Informação e Gestão da Rede de Bancos de Leite Humano, no Peru e Venezuela.
Os cursos são ministrados a partir de convênio e solicitação das secretarias estaduais e do Ministério da Saúde dos países.
Rede Rute
A Rede Universitária de Telemedicina (Rute) é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia, apoiada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e pela Associação Brasileira de Hospitais Universitários (Abrahue), e coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que visa a apoiar o aprimoramento de projetos em telemedicina já existentes e incentivar o surgimento de futuros trabalhos interinstitucionais.
Links
[1] https://www.icict.fiocruz.br/../..
[2] https://www.icict.fiocruz.br/arquivo-de-noticias
[3] https://www.facebook.com/sharer.php?u=https%3A%2F%2Fwww.icict.fiocruz.br%2Fprint%2F1710
[4] https://www.icict.fiocruz.br/node/199
[5] https://www.icict.fiocruz.br/node/360
[6] https://www.icict.fiocruz.br/node/1443
[7] https://www.icict.fiocruz.br/node/271
[8] http://www.redeblh.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?tpl=home
[9] http://www.iberblh.icict.fiocruz.br