ICICT | Fiocruz
Published on ICICT | Fiocruz (https://www.icict.fiocruz.br)

Início > Multimeios cria programação visual de conferência internacional

Você está aqui: Início [1] » Arquivo de notícias [2] » Multimeios cria programação visual de conferência internacional

Multimeios cria programação visual de conferência internacional

por
Jamile Chequer
,
15/07/2011

O Serviço de Programação Visual (Multimeios/ Icict/ Fiocruz) foi o responsável pela criação da logomarca da Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde (CDMSS), que acontecerá entre os dias 19 e 21/10, no Rio de Janeiro, e da qual a Fiocruz - por meio do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris) e do Centro de Estudos, Políticas e Informação sobre Determinantes Sociais da Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Cepi-DSS/Ensp) - é responsável pela administração e logística.

A equipe formada pelos programadores visuais Mauro Campello e Mara Lemos criou cinco propostas para serem apresentadas à comissão organizadora da Conferência. “Em princípio íamos fazer apenas a logomarca, mas, como ela foi aceita com bastante entusiasmo, sugeri que fizéssemos toda a programação visual”, conta Marilene Santos, chefe do Serviço de Comunicação Visual.

Com a parceria firmada, uma equipe da comissão organizadora da conferência foi ao Multimeios, em janeiro deste ano, para conhecer os profissionais. Em 20 de junho, outra equipe, desta vez composta por profissionais da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), realizou uma visita técnica ao Icict e à Ensp para a apreciação do material de divulgação do evento.

Para o Multimeios, essa foi uma oportunidade de mostrar a potencialidade do setor. “Estamos acostumados a fazer esse tipo de trabalho para o Icict e para a Fiocruz. Com a solicitação da OMS para a criação da logomarca, inicialmente, temos agora a oportunidade de mostrar nosso trabalho para o mundo. Essa é uma responsabilidade muito grande”, anima-se Marilene.

Mauro Campello e Mara Lemos têm 25 anos de experiência na Fiocruz e já desenvolveram diversos trabalhos na área da saúde. Eles contam que ficaram 10 dias dedicados apenas à criação da logo. Também foi com a contribuição do Multimeios que o slogam da conferência“Todos pela Equidade” foi criado.

A experiência do Multimeios foi fundamental para a compreensão do conceito do evento. Segundo Mauro, como a proposta é pensar o acesso das pessoas à saúde, era preciso criar uma imagem que simbolizasse os diversos grupos sociais existentes. “Pensamos a marca como um planeta com milhares de pessoas incluídas e muitas outras, representadas pela cor cinza, que ainda precisam ser incluídas”, revela Mauro. “Disseram que entendemos o espírito da Conferência e o representamos na logomarca”, acrescenta Mara.

Com a experiência, Marilene Santos pensa em novos passos para o trabalho do Multimeios. “Espero que com essas novas parcerias possamos ser reconhecidos como um escritório de excelência em programação visual na área da saúde”, aponta.

Conferência na internet

A Fiocruz também está envolvida na criação do site da Conferência, sob responsabilidade da Ensp. O objetivo é divulgar informações sobre determinantes sociais e estimular a discussão dos temas da conferência no contexto brasileiro. O Icict ficará responsável pela dimensão tecnológica do site.

Outros setores da Fiocruz também estão envolvidos na Conferência. A revista Radis fará a cobertura jornalística e o Canal Saúde será responsável pela transmissão do encontro.

Sobre a CDMSS

A Conferência irá reunir os Estados-Membros das Nações Unidas e as partes interessadas, para compartilhar experiências sobre políticas e estratégias destinadas a reduzir as desigualdades da saúde e fornecer um espaço global para o diálogo sobre como levar adiante as recomendações da Comissão sobre Determinantes Sócias da Saúde (2008) da OMS. Os temas da Conferência estão ligados a uma agenda estratégica global sobre doenças crônicas não-transmissíveis, estilos de vida saudável, desenvolvimento sustentável e promoção da saúde.

A proposta é formular estratégias de combate às inequidades sociais através da ação sobre os determinantes sociais de saúde. A CDMSS não se restringe à saúde, incluindo outros setores governamentais cujas políticas produzem impacto sobre os determinantes da saúde. “Esperamos, como resultado, o avanço na definição de estratégias e metodologias gerais, para que cada país, em seu contexto, possa traçar suas políticas e programas de combate às inequidades em saúde”, aponta o coordenador do Cepi, Alberto Pellegrini.

O encontro está sendo realizado pela Organização Mundial de Saúde e, além da Fiocruz, conta com o apoio do Ministério da Saúde e do Ministério das Relações Exteriores.

 

  • Compartilhar [3]

Assuntos relacionados

[4]

Serviço de Multimeios do Icict aposta no futuro [4]

Mauro Campello fala sobre o projetos que estão sendo desenvolvidos pelo Setor

[5]

Multimeios [5]

Serviço, pesquisa e desenvolvimento interdisciplinar em Artes, Design e Tecnologia nos campos da Comunicação, Informação e Saúde.

Para saber mais

Multimeios [6]
Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde [7]

Source URL:https://www.icict.fiocruz.br/content/multimeios-cria-programa%C3%A7%C3%A3o-visual-de-confer%C3%AAncia-internacional

Links
[1] https://www.icict.fiocruz.br/../.. [2] https://www.icict.fiocruz.br/arquivo-de-noticias [3] https://www.facebook.com/sharer.php?u=https%3A%2F%2Fwww.icict.fiocruz.br%2Fprint%2F1711 [4] https://www.icict.fiocruz.br/node/1650 [5] https://www.icict.fiocruz.br/node/592 [6] http://www.icict.fiocruz.br/content/comunicacao-visual-1 [7] http://dssbr.org/site/