ICICT | Fiocruz
Published on ICICT | Fiocruz (https://www.icict.fiocruz.br)

Início > Pesquisa revela dados sobre a saúde dos brasileiros

Você está aqui: Início [1] » Arquivo de notícias [2] » Pesquisa revela dados sobre a saúde dos brasileiros

Pesquisa revela dados sobre a saúde dos brasileiros

por
Cristiane d'Ávila
,
04/05/2010

Fornecer um panorama da saúde no Brasil. Este é o objetivo do Suplemento de Saúde da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2008, divulgado recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Coordenado pelo pesquisador Francisco Viacava, do Laboratório de Informação em Saúde (Lis/Icict), o Suplemento de Saúde da Pnad traz informações relevantes sobre o uso dos serviços de saúde, públicos e privados, disponíveis no País.

Coletados a partir de um questionário aplicado a moradores de 150 mil domicílios brasileiros por agentes do IBGE, os dados trazem informações que podem auxiliar o aprimoramento dos serviços de saúde no Brasil. A análise do suplemento revela que 77,3% da população avaliaram a própria saúde como “muito boa ou boa” e que os postos de saúde continuam sendo os locais mais procurados para atendimento. Além disso, mais de 95% das pessoas que procuraram os serviços de saúde (público ou privado) foram atendidas na primeira tentativa, e mais de 85% dos atendidos consideraram o atendimento “muito bom ou bom”.

“Entre 1998, quando foi divulgada a primeira edição do suplemento, e 2008, a parcela da população com plano de saúde passou de 24,5% para 26,3%. De 2003, data da segunda edição do suplemento, a 2008, aumentou de 54,7% para 67,7% o percentual de pessoas que consultaram um médico nos últimos 12 meses. Esse aumento foi verificado em todas as regiões do País”, explica Francisco Viacava.

De acordo com o pesquisador – um dos responsáveis pela criação do questionário que deu origem ao Suplemento de Saúde da Pnad – esta terceira edição traz dados que permitem análises sobre a evolução das desigualdades sociais na saúde no País, o acesso e a utilização dos serviços de saúde e as condições socioeconômicas da população, além dos fatores de risco e de proteção à saúde dos brasileiros.

O suplemento traz informações como, por exemplo, o percentual de pessoas com cobertura nacional por plano de saúde segundo as Pnads; o acesso da população à cobertura por plano de saúde público e privado; as formas de vinculação aos planos dos titulares; o percentual de pessoas que consultaram médico nos últimos 12 meses por situação urbano/rural e segundo renda per capita; o percentual dos que procuraram dentista nos últimos 12 meses; os tipos de serviços de saúde de uso regular normalmente procurados, entre outras. “Entre 1998 e 2008 foi observada redução de desigualdade de renda no acesso à consulta médica de 40% para 25%, quando se compara os 20% mais ricos e os 20% mais pobres da população brasileira”, detalha Viacava.

De acordo com o pesquisador, o suplemento atende também segmentos do Ministério da Saúde que necessitam de dados específicos para aplicar em suas respectivas áreas de atuação. “O Instituto Nacional do Câncer solicitou informações sobre mamografia e exames de colo de útero, a fim de gerar indicadores. Tal demanda resultou em informações relevantes sobre a saúde da mulher”, afirma.

Segundo dados do suplemento, de 2003 a 2008 aumentou de 46,1% para 60,4% o percentual de mulheres, entre 50 a 69 anos, que realizaram mamografia nos últimos três anos. “A Pnad é anual, mas o Suplemento de Saúde sai a cada cinco anos. Iniciamos em 1998, fizemos o segundo em 2003 e agora lançamos o de 2008. Percebemos que o acesso à saúde no Brasil aumentou, mas ainda é preciso refinar mais o questionário para analisarmos outras questões”, considera Viacava.

O uso dos microdados gerados pelo questionário é essencial não só para o aprimoramento das pesquisas, mas também para os gestores da saúde. Com este fim, os pesquisadores do Lis, do IBGE e do Departamento de Informática do SUS (DataSUS) disponibilizaram, em 2009, os dados coletados nos suplementos de 1998 e 2003 na ferramenta Tabnet, do DataSUS. Em três meses serão disponibilizados os números de 2008.

Com a iniciativa, pesquisadores e gestores de saúde podem gerar informações sobre o acesso e a utilização de serviços de saúde no País. Como a ferramenta permite cruzar os dados com informações socioeconômicas e demográficas da Pnad, é possível construir indicadores para monitorar as desigualdades sociais em saúde e o acesso aos serviços de saúde, nos últimos dez anos, nas grandes regiões, estados e regiões metropolitanas do Brasil.

“Com o Tabnet, o usuário escolhe variáveis e filtros, que formarão tabelas geradas de forma automática, via web, com informações sobre acesso e utilização de serviços. No caso do Suplemento de Saúde da Pnad, como os dados são obtidos através de uma amostra probabilística da população residente, o Tabnet gera as estimativas com intervalos de confiança de 95%”, explica Viacava. O próximo passo, segundo ele, é o lançamento, em 2011, pelo Lis/Icict/Fiocruz, de uma publicação científica com artigos de pesquisadores feitos a partir da análise dos microdados disponibilizados pelo Suplemento de Saúde da Pnad 2008.

A Pnad

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios é uma pesquisa amostral realizada anualmente, em âmbito nacional, pelo IBGE, para investigar as características socioeconômicas da população, como educação, trabalho, rendimento e habitação (pesquisadas anualmente).
 
Desde 1998, a cada cinco anos, a pesquisa é acompanhada de um suplemento sobre acesso e utilização dos serviços de saúde, formulado por um conjunto de sanitaristas e demógrafos, em 1996. Esse suplemento foi reaplicado em 2003 e em 2008, com algumas questões adicionais sugeridos pelo Ministério da Saúde. A divulgação dos dados da Pnad é feita pelo IBGE através de publicações e da divulgação dos microdados.

Dados da Pnad 2003 e 2008

As bases de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2003 (reponderada) e 2008 foram convertidas para o formato ".zip", pelo Laboratório de Informação em Saúde (Lis/Icict), para serem utilizadas no SPSS. Foram adicionadas nestes arquivos as descrições das variáveis e de suas categorias.

Os dados originais, em formato “txt”, acompanhados de toda documentação, encontram-se na página do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

 

  • Compartilhar [3]

Para saber mais

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios [4]

Source URL:https://www.icict.fiocruz.br/content/pesquisa-revela-dados-sobre-sa%C3%BAde-dos-brasileiros

Links
[1] https://www.icict.fiocruz.br/../.. [2] https://www.icict.fiocruz.br/arquivo-de-noticias [3] https://www.facebook.com/sharer.php?u=https%3A%2F%2Fwww.icict.fiocruz.br%2Fprint%2F1764 [4] http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/pesquisas/pesquisa_resultados.php?id_pesquisa=40