Atleta olímpica, com inúmeras vitórias na carreira, ela já conquistou para o Brasil a medalha de ouro no Campeonato Sulamericano de Vôlei de Praia, em 2003, e o quarto lugar nas Olimpíadas de Pequim, em 2008. Agora, mais uma vez, faz uma jogada de craque. A carioca Renata Travisan Ribeiro, mãe de Rafael, de apenas três meses, será a madrinha do Dia Nacional de Doação de Leite Humano, a ser comemorado em 1º de outubro.
O convite foi feito na manhã do dia 02/08 pelo diretor do Instituto Fernandes Figueira (II/Fiocruz), Carlos Maciel, e o diretor do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), Umberto Trigueiros, no IFF. Este ano, o mote da campanha será a mobilização para a criação do Dia Mundial de Doação de Leite Humano, em data a ser ainda definida. Estavam presentes no encontro o vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz, Valcler Rangel Fernandes, e o coordenador do Programa Iberoamericano de Bancos de Leite Humano, João Aprígio Guerra de Almeida, além de funcionários do IFF e da Rede BLH.
A campanha pela criação do Dia Mundial de Doação de Leite Humano será oficialmente iniciada em 27/9, em Brasília, durante o Fórum de Cooperação Internacional em Bancos de Leite Humano, que reunirá, no Itamaraty, os 22 países cooperantes do Programa IberBLH e abrirá o V Congresso Brasileiro de Bancos de Leite Humano e I Congresso Iberoamericano de Bancos de Leite Humano. Desde a criação Dia Nacional de Doação de Leite Humano pelo Ministério da Saúde, em 2004, as campanhas têm visado sensibilizar a sociedade para o aleitemento materno e a importância do leite para a proteção neonatal.
"Com a experiência brasileira, vimos que a data mobiliza as pessoas e aumenta sensivelmente a doação. Nos anos anteriores, atrizes de grande expressão, como Claudia Raia, Camila Pitanga e Samara Filipo foram as madrinhas do dia nacional, o que aumentou a doação. Acreditamos que uma atleta com visibilidade na mídia brasileira e interncional estimulará ainda mais o ato", explica o coordenador do Programa Iberoamericano de Bancos de Leite Humano, João Aprígio Guerra de Almeida. Segundo ele, a campanha visa estimular não apenas a doação do excesso de leite e o aumento do estoque dos bancos, mas a doação para a promoção da saúde neonatal.
De acordo com Umberto Trigueiros, diretor do Icict, a iniciativa sedimenta a parceria técnica nas áreas de informação, comunicação, ensino e pesquisa firmada entre o Icict e o IFF, em abril deste ano. "Mais importante, a associação do esporte com a amamentação tem dupla função, pois estimula duas importantes ações", pontua.
Na opinião do vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz, Valcler Rangel Fernandes, a criação do Dia Mundial de Doação de Leite Humano é de extrema importância para a saúde neonatal. "A escolha de uma atleta irá favorecer ainda mais a promoção do aleitamento", afirma.
Para Renata Trevisan, que participará de partidas do circuito nacional de vôlei de praia este ano e se prepara para o Jogos Olímpicos de 2012, o convite foi motivo de orgulho. "Sinto-me honrada pela escolha. Sou doadora do banco de leite do IFF e incentivo todas as mulheres a fazerem o mesmo, sempre que possível. Meu filho está forte e tem um sono tranquilo, sem dúvida a amamentação é essencial", completa a atleta.
Links
[1] https://www.icict.fiocruz.br/../..
[2] https://www.icict.fiocruz.br/arquivo-de-noticias
[3] https://www.facebook.com/sharer.php?u=https%3A%2F%2Fwww.icict.fiocruz.br%2Fprint%2F1779
[4] https://www.icict.fiocruz.br/node/1190
[5] https://www.icict.fiocruz.br/node/1443
[6] https://www.icict.fiocruz.br/node/536
[7] https://www.icict.fiocruz.br/node/1717