O Núcleo de Experimentação de Tecnologias Interativas (Next) lançou, dia 28 de abril, no auditório doInstituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), da Fiocruz, a edição especial da Revista Textos de la Cibersociedad. A publicação eletrônica apresenta artigos que versam sobre a relação entre internet, sistemas interativos e saúde. Além do lançamento da revista, os profissionais do Next apresentaram para a platéia as principais atividades para o ano que incluem cursos de ensino a distância e organização de evento internacional. A ocasião celebrou a assinatura do convênio internacional entre o Icict e o Observatório de la Cibersociedad (OCS), uma organização civil espanhola.
Com 17 artigos originais, o número especial de Textos de la Cibersociedad é uma estratégia do Next e um convite à colaboração por ser o primeiro passo para ampliar ações de incorporação de novas tecnologias em saúde, na Fiocruz. De acordo com o pesquisador do Núcleo, Nilton Santos, instituições bem organizadas tendem a maior centralização e hierarquização, o que não acompanha ao movimento veloz de integração de novas tecnologias. “Hoje, a incorporação de novas tecnologias tem se dado por vias marginais por conta da centralização das instituições que adiam esse processo. Nós criamos o núcleo para estimular a integração das TIC’s no cotidiano da Fiocruz”, explica o pesquisador.
Como desdobramentos da Revista e do acordo com a OCS, os profissionais do Next anunciaram que irão oferecer um curso sobre Educação a Distância em plataforma Moodle e outro chamado Andando nas Nuvens, que abrange um novo modelo de comunicação virtual em que os programas são executados na Internet, permitindo maior mobilidade e disponibilidade para armazenar informações nos computadores. De acordo com Santos, os dois cursos servirão de experiências para um novo Curso Internacional de Especialização em Tecnologias Interativas e Saúde, com uma carga prevista de 360h e diplomação internacional.
Além das atividades de ensino, o Next está preocupado com o estímulo à pesquisa e, por isso, está articulado ao OCS para organizar o 4º Congresso Internacional de la Cibersociedad, que deve acontecer em novembro. O Icict, por meio do Next, atuará na organização dos módulos de ciência e pesquisa do evento. A escolha do Instituto da Fiocruz como organizador do congresso que acontece em ambiente virtual foi consolidada com a assinatura do convênio internacional entre o Instituto e o OCS.
Outras ações também estão sendo encaminhadas pelo Next como a criação de uma oficina sobre Internet, interação e saúde, na Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco); e a formalização de um convênio com a Forem, uma fundação dependente das Comissões Obreiras, que se dedica ao ensino a distância para trabalhadores. Com múltiplas frentes de trabalho, a expectativa dos profissionais do Next é avançar na ampliação do trabalho colaborativo e em rede sobre as novas tecnologias para a saúde.
Links
[1] https://www.icict.fiocruz.br/../..
[2] https://www.icict.fiocruz.br/arquivo-de-noticias
[3] https://www.facebook.com/sharer.php?u=https%3A%2F%2Fwww.icict.fiocruz.br%2Fprint%2F1833
[4] https://www.icict.fiocruz.br/node/1647
[5] https://www.icict.fiocruz.br/node/132
[6] https://www.icict.fiocruz.br/node/641
[7] https://www.icict.fiocruz.br/node/381
[8] http://www.cibersociedad.net/textos/revista.php?num=16