O Fiojovem, espaço virtual sobre saúde e ciência voltado ao público de 12 a 18 anos, chegou ao seu primeiro ano de atividades no dia 24 de junho de 2009. O sítio virtual foi desenvolvido pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), da Fiocruz, em parceria com a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) e com o Museu da Vida. O espaço é resultado da participação de um grupo de consultores formado por estudantes do 1º ano do ensino médio da EPSJV, que opinaram sobre a linguagem, formato dos textos, arquitetura da informação e tratamento visual. A proposta é manter consultores de diferentes composições para avaliar o conteúdo do sítio e sua apresentação nas seções Fome de Que?, Ambiente-se, Papo Cabeça, Sexo e Tal e Cientenado. Os principais temas do Fiojovem são: sexualidade, saúde ambiental, nutrição, inovação científica e saúde mental.
Uma página de parceiros na seção “O que é o Fiojovem” e uma animação na home foram implementadas no sítio virtual em comemoração ao seu primeiro ano. Seções para resenhas de filmes e livros e para tiras e animações interativas serão outras novidades do espaço. A implementação das duas novas seções está prevista para o segundo semestre de 2009.
Desde que o espaço foi lançado, o conceito de que o processo de construção deveria ter a participação dos jovens foi respeitado, com o compromisso de oferecer conteúdos que interessam a este público. Pensando nisso, oficinas de texto e vídeo para capacitação de jovens e criação de áreas colaborativas e interativas são algumas das novas ferramentas que estão sendo planejadas para o sítio virtual. “Esses jovens que serão capacitados poderão ser autores do conteúdo apresentado. Eles escreverão textos assinados em espaços definidos sobre os temas do sítio”, afirma a editora do Fiojovem, Márcia Lisboa. Atualmente, apesar da interatividade presente no Mural e no Fale Conosco, a produção de reportagens é feita por jornalistas do espaço virtual.
Ao completar um ano de criação, foi realizada uma reunião do Conselho Editorial para avaliação do primeiro ano e para o planejamento de mudanças e novidades para o Fiojovem. Grupos de jovens avaliaram o conteúdo, a programação visual e a navegação do sítio. “As análises, de modo geral, foram positivas, e tivemos várias sugestões para o aperfeiçoamento do sítio virtual”, salienta Marcia.
No início do projeto houve a preocupação de evitar que os jornalistas do portal tentassem adivinhar o que os jovens gostariam de ler em um sítio virtual da área da saúde. Devido a isso, foi feita a proposta para que os alunos da Escola Politécnica participassem de forma voluntária da construção do sítio. “A reflexão feita com os alunos, a liberdade que tivemos para agir e o apoio da EPSJV foram fundamentais para o sucesso do Fiojovem”, destaca a editora.
Links
[1] https://www.icict.fiocruz.br/../..
[2] https://www.icict.fiocruz.br/arquivo-de-noticias
[3] https://www.facebook.com/sharer.php?u=https%3A%2F%2Fwww.icict.fiocruz.br%2Fprint%2F1843
[4] https://www.icict.fiocruz.br/node/1081
[5] https://www.icict.fiocruz.br/node/1392
[6] http://www.fiocruz.br/jovem/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?tpl=home