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Inclusão digital é tema de trabalho apresentado no CBBD

por
Rafael Cavadas
,
14/07/2009

A atuação do bibliotecário para promover a inclusão digital e informacional como ferramenta educativa foi o tema proposto pelo profissional da Biblioteca da Saúde da Mulher e da Criança, Sergio Síndico, para o Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação, em Bonito (MS). A revisão do currículo dos cursos de biblioteconomia e a integração dos bibliotecários no planejamento das escolas foram pontos apontados por Síndico em sua apresentação oral.

Reflexão sobre o Papel Educacional da Biblioteca para a Inclusão Digital e Informacional foi o título do trabalho de Síndico, disponível nos anais do congresso. O profissional trabalhou a relação do bibliotecário com questões de cunho social para além do investimento em novas tecnologias. No trabalho, Síndico pontuou que tornar a tecnologia disponível à população não garante a inclusão informacional, uma vez que as tecnologias podem ser sub-utilizadas.

Ao remontar a história do livro, Síndico destacou o livro sagrado, na idade média; a imprensa, na idade moderna; e que, nos dias de hoje, estamos vivendo a explosão informacional. Para o autor do trabalho, esta explosão pode provocar a falta de habilidade do usuário em buscar fontes de informação confiáveis e, assim, o bibliotecário surge como agente ativo para orientar o acesso à informação. “Não adianta disponibilizar a tecnologia nas bibliotecas sem que haja o comprometimento de ensinar como utilizar as tecnologias de informação e comunicação (TIC’s)".

Síndico destacou que para promover a inclusão digital e informacional é preciso rever a formação profissional em biblioteconomia. Atualmente, os currículos estão cada vez mais enxutos e voltados para a área de gestão da informação. Além disso, o autor do trabalho alertou para a falta de disciplinas voltadas para a pedagogia na formação dos bibliotecários.

Segundo o autor, prover o acesso à informação e capacitar o usuário para a busca de informação qualificada deve ser uma prioridade para o bibliotecário comprometido com a inclusão informacional. Para legitimar sua afirmação, Síndico citou Grocan: “metade do conhecimento consiste em saber onde encontrá-lo”. 

 

 

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