O Museu de Arte Contemporânea (Mac), em Niterói, foi o cenário escolhido para a comemoração do Dia Nacional da Doação de Leite Humano. O evento, que normalmente é celebrado no primeiro dia de outubro, foi comemorado no dia 05/10 e contou com a participação de profissionais de várias instituições de saúde e de mães doadoras, voluntárias dos bancos de leite humano. Entre os presentes estavam o secretário executivo da Rede Ibero-americana de Bancos de Leite Humano e coordenador da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (Rede BLH), João Aprígio; o coordenador-técnico do banco de leite do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), Franz Novak; e o coordenador do banco de leite do Hospital Antonio Pedro, Herdy Alves.
O coordenador do banco de leite do Hospital Antonio Pedro, Herdy Alves, abriu o debate agradecendo a presença das mães doadoras e ressaltando a importância da continuidade do projeto. “Esta comemoração não é nossa, e sim das mães doadoras, dessas mulheres que fazem a diferença na redução da mortalidade infantil e ajudam no desenvolvimento do país”, lembrou Alves. Já o coordenador do banco de leite do IFF, Franz Novak, falou sobre a trajetória dos bancos de leite humano no Brasil, desde a importação do modelo francês, até a criação do modelo brasileiro. “Hoje em dia, nós temos a maior rede de bancos de leite e conseguimos alimentar o maior número de crianças no mundo”, completou Novak.
Durante a solenidade, João Aprígio também ressaltou a posição do Brasil como o país que mais assiste crianças no que diz respeito à doação de leite humano. “No ano passado, conseguimos atender mais de 162 mil crianças pré-maturas e de baixo peso em todo o país”, revelou o coordenador da Rede BLH. Além disso, Aprígio fez questão de agradecer a presença, principalmente, das mães doadoras do projeto e também dos profissionais que trabalham com os bancos de leite. “Vocês são o artífice dessa possibilidade, dessa construção, dessa conquista brasileira”, completou o coordenador.
A Rede Ibero-americana e brasileira de Banco de Leite Humano é uma iniciativa do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) e do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz). Os bancos de leite humano foram criados há mais de 65 anos com o objetivo de promover a saúde da mulher e da criança. Desse modo, as mulheres que produzem uma quantidade de leite elevada, acima da necessária, doam o leite para crianças necessitadas. Esses bancos trabalham em rede, capacitam profissionais e, além de assistir as mães doadoras no período da amamentação, coletam, processam e distribuem o leite ordenhado.
Links
[1] https://www.icict.fiocruz.br/../..
[2] https://www.icict.fiocruz.br/arquivo-de-noticias
[3] https://www.facebook.com/sharer.php?u=https%3A%2F%2Fwww.icict.fiocruz.br%2Fprint%2F1859
[4] https://www.icict.fiocruz.br/node/1779
[5] https://www.icict.fiocruz.br/node/536
[6] https://www.icict.fiocruz.br/node/1815
[7] https://www.icict.fiocruz.br/node/1717