ICICT | Fiocruz
Published on ICICT | Fiocruz (https://www.icict.fiocruz.br)

Início > Intoxicação por plantas medicinais será tema de cartilha

Você está aqui: Início [1] » Arquivo de notícias [2] » Intoxicação por plantas medicinais será tema de cartilha

Intoxicação por plantas medicinais será tema de cartilha

por
Rafael Vinicius
,
22/08/2008

Com o intuito de desenvolver uma cartilha para informar à população sobre a toxicidade e os perigos das plantas medicinais, o Sistema Nacional de Informação Tóxico-Farmacológica (Sinitox) da Fiocruz visitou o Mercadão de Madureira, onde coletou cerca de 20 amostras de plantas para avaliar o potencial tóxico desse material. A suspeita é que os mateiros (vendedores de plantas medicinais em feiras livres e mercados populares) comercializam o produto sem o profundo conhecimento dos efeitos do mesmo, chegando a prescrever receitas para seus clientes.

'O problema relacionado às plantas medicinais é algo recorrente no Brasil. A sociedade prefere usar as espécies para curar enfermidades pelo fato de serem naturais, mas esquecem que a parte química dos medicamentos é oriunda das plantas’, afirma Maria Aparecida, assistente do Sinitox. Para ela, além de problemas com a dosagem e o consumo, muitas vezes, os cuidados com relação ao plantio, como época certa de coleta, tipo de terra e local apropriado não são respeitados.

Paralelo a isso, o preparo das plantas não leva em consideração as peculiaridades de cada uma, como é o caso do boldo, que deveria ter a sua substância extraída através de pressão, e não com água quente. Com relação às espécies que foram coletadas para análise, destacam-se o Picão (hepatite), Babosa (estômago), Arnica (traumatismo ou escoriações), Tansagem (infecção no útero), Poejo (resfriado) e Guaco (anti-gripal).

O objetivo da pesquisa é promover, com a cartilha, a difusão da informação com relação à toxicidade e as doses certas a serem ingeridas, além de levar conhecimento sobre a função de cada planta. No projeto, haverá o detalhamento de mais de 50 plantas medicinais, que foram encontradas no mercado do subúrbio e, também, no Projeto Sementinha, em que algumas senhoras cultivam as plantas e prescrevem receitas para a comunidade da Maré.

A expectativa é que com a cartilha, casos de substâncias que são ingeridas, ao invés de serem usadas apenas externamente, como é o caso da arnica, podem diminuir de forma gradativa. A cartilha explicará as peculiaridades de cada planta com linguagem mais acessível e será distribuída gratuitamente pela Fiocruz no estado do Rio de Janeiro, mas irá, com o tempo, chegar aos outros estados brasileiros.

 

  • Compartilhar [3]

Assuntos relacionados

Crianças ganham concurso com informações sobre plantas tóxicas [4]

Projeto “Cuidado! Plantas tóxicas em nossos jardins”, da Escola Municipal Mário Covas Jr, de Duque de Caxias, foi apresentado na I FEMuCTI

Criação do jardim educativo de plantas tóxicas [5]

Livro aponta risco de plantas tóxicas em ambientes escolares [6]

Plantas podem causar desde leve intoxicação até a morte. Crianças com menos de 10 anos são as maiores vítimas

Sinitox alerta para perigos em jardins e praças públicas [7]

A cada dez casos de intoxicação por plantas no Brasil, seis são de crianças menores de nove anos. Esse número serve como alerta para os pais, que devem ficar atentos a espécies como comigo-ninguém-pode, bico-de-papagaio e coroa-de-cristo, comuns em praças

Para saber mais

Sinitox [8]

Source URL:https://www.icict.fiocruz.br/content/intoxica%C3%A7%C3%A3o-por-plantas-medicinais-ser%C3%A1-tema-de-cartilha

Links
[1] https://www.icict.fiocruz.br/../.. [2] https://www.icict.fiocruz.br/arquivo-de-noticias [3] https://www.facebook.com/sharer.php?u=https%3A%2F%2Fwww.icict.fiocruz.br%2Fprint%2F1906 [4] https://www.icict.fiocruz.br/node/1432 [5] https://www.icict.fiocruz.br/node/305 [6] https://www.icict.fiocruz.br/node/625 [7] https://www.icict.fiocruz.br/node/1513 [8] http://www.fiocruz.br/sinitox_novo/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=357