ICICT | Fiocruz
Published on ICICT | Fiocruz (https://www.icict.fiocruz.br)

Início > PenseSUS realiza debates sobre comunicação, informação e democracia

Você está aqui: Início [1] » Arquivo de notícias [2] » PenseSUS realiza debates sobre comunicação, informação e democracia

PenseSUS realiza debates sobre comunicação, informação e democracia

por
Ascom Icict/Fiocruz
,
16/09/2015

Qual é o papel da comunicação e da informação para a democracia e o direito à saúde? Como garantir o direito à comunicação e à informação em saúde e nos espaços de participação social, como Conselhos e Conferências? De que maneira a intersetorialidade pode contribuir para a formulação de políticas públicas? Visando debater essas e outras questões o Icict/Fiocruz realiza o I Diálogo PenseSUS – Democracia, comunicação, informação e direito à saúde: mobilização para a 15ª Conferência Nacional de Saúde, nos dias 29 e 30 de setembro de 2015, no campus Manguinhos da Fiocruz, no Rio de Janeiro.

Idealizado como uma atividade preparatória da Fiocruz para a 15ª Conferência Nacional de Saúde, que acontece em dezembro de 2015, em Brasília, o I Diálogo parte do reconhecimento do direito à comunicação e à informação como fundamentais para se ter acesso ao direito à saúde e garantir a participação social na consolidação do SUS. Neste sentido, o evento reunirá diferentes atores sociais para promover um debate acerca de questões atuais que permeiam os direitos humanos e as políticas de saúde em sua articulação com a comunicação e a informação.

O I Diálogo PenseSUS é aberto a pesquisadores, gestores, estudantes, ativistas sociais, usuários dos serviços de saúde e demais interessados nas discussões no campo da comunicação, informação e saúde. Trata-se do primeiro da série de debates que o site PenseSUS - A reflexão fortalece essa conquista (www.pensesus.fiocruz.br [3]), lançado pelo Icict/Fiocruz em 2014 para contribuir com uma ampla discussão acerca do sistema público de saúde no Brasil, visa realizar.

Na programação, está prevista uma conferência de abertura com o tema “Reflexão e perspectivas para a participação social em saúde”, além de uma série de mesas redondas sobre “Comunicação, informação e direitos humanos”, “Comunicação e informação em pauta” e “Descentralização, regionalização, articulação em rede e intersetorialidade nas políticas públicas”.

Inscrições, programação completa e mais informações podem ser acessadas em http://portal.fiocruz.br/dialogospensesus [4]. Os participantes receberão certificado eletrônico de participação.

SERVIÇO

I Diálogo PenseSUS – Democracia, comunicação, informação e direito à saúde: mobilização para a 15ª Conferência Nacional de Saúde
Data: 29 e 30 de setembro de 2015, das 9h às 17h
Local: Biblioteca de Manguinhos, Fiocruz, no Rio de Janeiro

  • Compartilhar [5]

Assuntos relacionados

[6]

Icict lança a campanha “Conte a história das Conferências de Saúde com fotos” [6]

Iniciativa do portal PenseSUS visa mobilizar as redes sociais em torno da 15ª CNS e do seminário preparatório da Fiocruz. Participe!

Para saber mais

PenseSUS - A reflexão fortalece essa conquista [7]
I Diálogo PenseSUS: Democracia, comunicação, informação e o direito à saúde - Mobilização para a 15ª CNS [4]

Source URL:https://www.icict.fiocruz.br/content/pensesus-realiza-debates-sobre-comunica%C3%A7%C3%A3o-informa%C3%A7%C3%A3o-e-democracia

Links
[1] https://www.icict.fiocruz.br/../.. [2] https://www.icict.fiocruz.br/arquivo-de-noticias [3] http://www.pensesus.fiocruz.br [4] http://portal.fiocruz.br/dialogospensesus [5] https://www.facebook.com/sharer.php?u=https%3A%2F%2Fwww.icict.fiocruz.br%2Fprint%2F2339 [6] https://www.icict.fiocruz.br/node/2338 [7] http://pensesus.fiocruz.br/