Terminam dia 30 de maio, as inscrições de trabalhos para o 7º Congresso de Ciências Sociais e Humanas em Saúde (CCSHS), da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), que acontece na Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá (MT), entre os dias 9 e 12 de outubro de 2016.
O tema central deste ano é “Pensamento crítico, emancipação e alteridade: agir em saúde na (ad)diversidade” e os Grupos de Trabalho (GTs) estão trabalhando a todo o vapor. Um deles é o GT 25 – Saúde e Mídia, coordenado pela pesquisadora do Laboratório de Comunicação e Saúde (Laces) e professora do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS)/Icict, Janine Cardoso, e os pesquisadores e professores Adauto Emmerich, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), e Wedencley Alves Santana, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Este GT discute a centralidade das relações entre saúde e mídia no mundo contemporâneo e neste ano abordará a epidemia do vírus zika. “A magnitude da produção midiática e de suas repercussões nas possíveis formas de enfrentamento, em especial no que diz respeito às suas articulações com o SUS e com as políticas públicas universais, demandam reflexão crítica e necessariamente interdisciplinar, que contemple a extrema diversidade cultural e regional existente no país. Este GT se oferece como espaço de intercâmbio e debate sobre a construção de sentidos sobre doenças transmissíveis e não transmissíveis, assim como de temas da promoção da saúde, em diferentes dimensões: a) nas instâncias de produção, circulação e recepção de produtos midiáticos; b) nos diferentes suportes midiáticos (impressos, televisivos e digitais), seja do ponto de vista de suas lógicas específicas ou de suas relações de interdependência; c) nos diferentes formatos narrativos, como (tele)jornalismo, novelas e outros gêneros ficcionais, publicidade, campanhas oficiais, manifestações em mídias sociais.
Outro grupo – o GT 21 – Internet e Saúde, que é coordenado pelo professor do PPGICS/Icict e da Ensp/Fiocruz, André Pereira Neto e as pesquisadoras Ana Valéria Machado Mendonça, da Universidade de Brasília (UnB) e Cristianne Famer Rocha, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que enfoca o “empoderamento do cidadão, em saúde, derivado da obtenção e compartilhamento de informações disponíveis na internet” e o uso da internet por instituições públicas e privadas de área de saúde, que oferecem um número crescente de serviços, cursos e demais informações pela grande rede. O GT 21 está organizado em três pontos: Avaliação de Qualidade de Informação em Saúde na Internet; Empoderamento nas Redes Sociais de Saúde na Internet; Experiências de Educação em Saúde on line.
As inscrições dos trabalhos e informações mais detalhadas sobre o 7º CCSHS, podem ser obtidas no site do Congresso (veja ao lado).
Links
[1] https://www.icict.fiocruz.br/../..
[2] https://www.icict.fiocruz.br/arquivo-de-noticias
[3] https://www.facebook.com/sharer.php?u=https%3A%2F%2Fwww.icict.fiocruz.br%2Fprint%2F2839
[4] http://www.cshs.com.br
[5] http://www.cshs.com.br/trabalhos/index.php#topo
[6] http://www.cshs.com.br/inscricoes/index.php?consulta_retornada=1#topo