Nesta terça, 31/05, o Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos - ReBEC, plataforma de registro para pesquisa com seres humanos administrada pelo Icict, comemora o aniversário da Fiocruz zerando o placar de registros em análise, pela primeira vez desde a sua criação, em 2010.
"Isto significa que, apesar da demora na liberação dos recursos aprovado no Fundo Nacional de Saúde (FNS), nenhuma pesquisa registrada está na dependência de revisão pela Fiocruz: os quase 3200 estudos da plataforma estão aprovados ou na posse dos pesquisadores registrantes para ajustes", afirmou a coordenadora do ReBEC, Luiza Silva. Hoje o registro recebe no mínimo trinta novos registros por mês, cada um analisado individualmente. Ao longo dos anos, o ReBEC vem reduzindo o tempo médio de análise para aprovação de registros.
O Registro Brasileiro, que atualmente é o maior do continente americano dentro da rede de registros primários da Organização Mundial da Saúde (OMS), também anuncia esta semana uma via expressa para aprovação de estudos sobre zika, chikungunya e dengue. A ideia deverá beneficiar centenas de pesquisadores do Brasil e do mundo com estudos na área realizados no país.
Links
[1] https://www.icict.fiocruz.br/../..
[2] https://www.icict.fiocruz.br/arquivo-de-noticias
[3] http://www.ensaiosclinicos.gov.br/
[4] https://www.facebook.com/sharer.php?u=https%3A%2F%2Fwww.icict.fiocruz.br%2Fprint%2F2905
[5] https://www.icict.fiocruz.br/node/2543
[6] https://www.icict.fiocruz.br/node/2850