ICICT | Fiocruz
Published on ICICT | Fiocruz (https://www.icict.fiocruz.br)

Início > População já pode acessar on-line o catálogo da VideoSaúde Distribuidora

Você está aqui: Início [1] » Arquivo de notícias [2] » População já pode acessar on-line o catálogo da VideoSaúde Distribuidora

População já pode acessar on-line o catálogo da VideoSaúde Distribuidora

por
Graça Portela
,
19/07/2017

A VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz atualizou o seu sistema de catálogo de vídeos e está disponibilizando o seu acervo que inclui não só a produção interna, como também produções externas (de produtoras parceiras) voltadas à área da saúde - ao todo, são mais de 4.000 títulos disponibilizados para empréstimo e copiagem. A coordenadora da VideoSaúde, Eliane Pontes, destaca que é “fundamental o acesso aos conteúdos do acervo como forma de disseminar e democratizar a informação em saúde, bem como dar visibilidade às potencialidades do audiovisual enquanto gênero documental”, daí a importância desse relançamento. Para Pontes, “dessa forma, a VideoSaúde cumpre com o seu propósito enquanto agente disseminador da informação audiovisual em saúde e contribui com a missão do Icict e para o fortalecimento do SUS”.

Criado em 1996, o Banco de Recursos Audiovisuais em Saúde – BRAVS, apresenta uma nova interface mais amigável para o usuário, Inclusive com traillers do vídeo, caso tenha sido disponibilizado pela VideoSaúde.

Títulos especiais

No acervo on-line é possível encontrar o documentário “Massacre de Manguinhos”, várias Conferências Nacionais de Saúde (CNS), especialmente a 8ª CNS, “que foi a mais emblemática para o setor saúde” – enfatiza Eliane Pontes; além, dos registros de visitas oficiais de presidentes da República à Fiocruz e os processos eleitorais da Fundação, com as respectivas posses dos presidentes da Fiocruz. Mas, o acervo disponível não é só isso, como explica Pontes: “outra parte significativa do acervo, correspondente a obras de terceiros, está relacionada com a produção de vídeos como resultado de pesquisas como ‘Nascer no Brasil’ e de conclusão de um curso como ‘Hepatite C (de conscientização)’ e outros que representam a memória da saúde pública brasileira”.

Como enfatiza a coordenadora da VideoSaúde, “nosso acervo é rico em temas que representam o conceito de saúde ampliado no qual, ter saúde, está além da ausência de doenças” e cita como exemplos “Oswaldo Cruz na Amazônia”, “A Revolta da Vacina”, “A História da Saúde Pública no Brasil - 500 anos na busca de soluções”, “Cinematógrafo Brasileiro em Dresden”, “Chagas do Brasil”, “Políticas de saúde no Brasil: um século de luta pelo direito à saúde”. Sem falar em obras sobre o meio ambiente, cultura, cursos oferecidos pela Fiocruz, ações de saúde, comunicação e informação em saúde, questões de gênero e raça, e muitos outros assuntos.

Gêneros diversificados

Segundo Rosemary Santos, especialista no BRAVS e que trabalha diretamente com o acervo da VideoSaúde, o usuário encontrará uma diversidade de gêneros: “temos animação, biografia, ficção, programas de TV... Mas, essencialmente nosso acervo têm mais documentários”, explica. Ela também fala que apesar de haver títulos estrangeiros, a maioria é de títulos brasileiros: “A composição é eminentemente nacional, uma mínima parte é de outras nações, mas nem todos estão em acesso aberto, devido a restrições impostas pelos autores”.

“A VideoSaúde disponibiliza as cópias dos vídeos em DVD, mas também é possível por cópia em pendrive e HD externo”, afirma João Guilherme Machado, que atua na preservação do acervo da VideoSaúde. Mas, ele chama a atenção para a existência de mídias mais antigas: “embora ainda haja localidades em que o VHS resista, é mais comum cópias em DVDs”, afirma. 

Para solicitar cópias dos vídeos, os usuários devem preencher uma ficha de cadastro (disponível on line) e fazer a solicitação através de um documento no qual registrará a sua demanda de cópia pelos vídeos, justificando a finalidade de uso. “O tempo estimado de espera é de até 30 dias, a partir da data do pedido do usuário”, explica João Guilherme.  

Rosemary Santos alerta que “pelo telefone, o usuário pode buscar informações, mas a solicitação deve vir a partir do cadastro disponível on line”. João Guilherme completa afirmando que “esta solicitação pode ser feita por fax ou pelo correio eletrônico”, mas ressalvando que é fundamental o cadastramento on-line do pedido. 

Clique na imagem abaixo para acessar o BRAVS.

[3]

  • Compartilhar [4]

Assuntos relacionados

[5]

VideoSaúde - Programação Julho 2017 [5]

Para saber mais

Consulte o Catálogo do acervo da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz [3]
Canal Youtube - VideoSaúde Distribuidora [6]
VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz [7]

Source URL:https://www.icict.fiocruz.br/content/popula%C3%A7%C3%A3o-j%C3%A1-pode-acessar-line-o-cat%C3%A1logo-da-videosa%C3%BAde-distribuidora

Links
[1] https://www.icict.fiocruz.br/../.. [2] https://www.icict.fiocruz.br/arquivo-de-noticias [3] http://bravs.icict.fiocruz.br/ [4] https://www.facebook.com/sharer.php?u=https%3A%2F%2Fwww.icict.fiocruz.br%2Fprint%2F3825 [5] https://www.icict.fiocruz.br/node/3783 [6] https://www.youtube.com/user/VIDEOSAUDEFIO [7] http://www.icict.fiocruz.br/content/videosaude-distribuidora-da-fiocruz-1