Foi realizado em Curitiba, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, entre os dias 2 e 4 de novembro, o XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2017), que contou com o congresso acadêmico - dividido em quatro trilhas (Artes e Design, Cultura, Computação e Indústria), mesas redondas e workshops temáticos, palestras sobre o mercado com profissionais estrangeiros como Oge Marques, da Florida Atlantic University (EUA); Licínio Gomes Roque, da Universidade de Coimbra (Portugal); e Marek Ziemak, do estúdio polonês "11 bit studios", e inúmeras outras atividades. O evento recebeu mais de mil participantes do Brasil e do exterior, como Peru, Argentina, Uruguai, Estados Unidos, Inglaterra, Portugal, dentre outros.
Os pesquisadores do Polo de Jogos e Saúde/Multimeios, Marcelo de Vasoncellos e Flávia Carvalho, estiveram presentes ao evento, como membros da comissão organizadora do SBGames e editores de publicação dos anais da Conferência.
Neste ano, o SBGames comemorou 16 anos de vida e além das atividades oferecidas - até pré e pós-evento, foram realizados três workshops: um de Trabalhos de Graduação, outro de Teses e Dissertações, além de Jogos e Saúde, e a segunda edição do SBGames Kids & Teens.
O pesquisador Marcelo de Vasconcellos, que este ano assumiu a coordenação do workshop de Jogos e Saúde, resumiu o que aconteceu nesse worshop: "Nesta segunda edição, tivemos as palestras dos professores Marcelo Hounsell (Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC), que falou sobre "A Participação dos Usuários Finais na Concepção de Jogos Sérios para a Saúde", e Lynn Alves (Universidade do Estado da Bahia - UNEB), que ministrou a palestra "Gamebook Skill - Ferramenta para mediar a estimulação das funções executivas dos jogadores na faixa etária de 8 a 12 anos".
Durante o workshop, houve também sessão de pôsteres, seguida de uma mesa redonda e visita ao Laboratório de Exergames da PUC-PR, sob coordenação do professor Rafael Kanitz, que foi co-chair do Workshop.
Segundo Vasconcellos, o objetivo do workshop é "consolidar um espaço fértil para discussão, ação e produção de conhecimento neste campo (de Jogos e Saúde) emergente e passível de representar grandes benefícios para a sociedade". E o resultado deste esforço vem sendo visto na própria premiação dos trabalhos apresentados na Conferência, como o primeiro lugar na trilha Artes e Design - "Um jogo sério educativo para prevenção à obesidde na adolescência: trabalhando múltiplas dimensões do problema", de Salvador Agati, Marcelo Hounsell, Rafael Braga, Renata Werneck e Regina Vilela.
O SBGames é realizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e reúne pesquisadores, estudantes e empresários que têm os jogos digitais como objeto de investigação e produto de desenvolvimento.
Créditos das Fotos: Marcelo de Vasconcellos (Polo de Jogos e Saúde/Multimeios/Icict/Fiocruz) (arquivo pessoal) | Montagem: Graça Portela (Ascom/Icict/Fiocruz)
Links
[1] https://www.icict.fiocruz.br/../..
[2] https://www.icict.fiocruz.br/arquivo-de-noticias
[3] https://www.facebook.com/sharer.php?u=https%3A%2F%2Fwww.icict.fiocruz.br%2Fprint%2F4041
[4] https://www.icict.fiocruz.br/node/3645
[5] https://www.icict.fiocruz.br/node/3530
[6] https://www.icict.fiocruz.br/node/3399
[7] http://www.sbgames.org/sbgames2017/