Analisar as relações jovens pobres, residentes no entorno da Unidade de Conservação do Parque Estadual da Pedra Branca, na cidade do Rio de Janeiro, com as tecnologias de informação e comunicação sobre saúde, ambiente e doenças infecto-parasitárias – este foi um dos objetivos da aluna do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS)/Icict, Rejane Machado, em sua tese de doutorado, orientada por Carlos Saldanha, pesquisador do Laboratório de Comunicação e Saúde (Laces) e professor do PPGICS.
A defesa será realizada às 9h, na sala 209, do Prédio da Expansão do Campus Fiocruz, que fica na Av. Brasil, 4.036, em Manguinhos, Rio de Janeiro (RJ).
Título: As Características dos Sites Sobre Saúde, Ambiente e Doenças Infecto-Parasitárias e o Uso das Informações Pelos Jovens Pobres Circunvizinhos ao Parque Estadual da Pedra Branca na Cidade do Rio de Janeiro
Aluna: Rejane Ramos Machado Orientador: Calos José Saldanha Machado - PPGICS/Icict/Fiocruz
Banca:
Titulares:
Drª Kátia Lerner (PPGICS/Icict/Fiocruz)
Drª Rosany Bochner (PPGICS/Icict/Fiocruz)
Drª Lidiane dos Santos Carvalho (UNIRIO)
Dr. Rodrigo Machado Vilani (UNIRIO)
Suplentes:
Drª Dalia Romero (PPGICS/Icict/Fiocruz)
Drª Maria Amália Silva Oliveira (UNIRIO)
Data: 18/12/2017
Horário: 9h
Local: Sala 209 do Prédio da Expansão
Resumo: Este projeto visa analisar as relações dos jovens pobres residentes no entorno de uma Unidade de Conservação no Rio de Janeiro, com as tecnologias de informação e comunicação sobre saúde, ambiente e doenças infecto-parasitárias. Busca entender como as tecnologias foram construídas nos sites do Poder Público, para agregação de elementos oriundos da realidade cognitiva desses jovens nessas tecnologias. Para esse entendimento, será aplicado o método de avaliação em interação humano-computador visando avaliar a facilidade de uso da tecnologia. Seguido da categorização e análise das informações, com a construção de paralelo com o entendimento desses jovens sobre a tecnologia. Contribuindo para o aprimoramento do processo de construção de tecnologias que tenham os quesitos de acessibilidade, inteligibilidade, usabilidade e representação da informação, como ferramental importante e necessária, nos diversos níveis do processo de conversão de dados em informação, prevalecendo o grau de conhecimento do usuário.