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Games como estratégia de divulgação científica

por
Graça Portela
,
09/03/2018

Entre os dias 28 de fevereiro e 02 de março, foi realizado na Universidade Federal Fluminense (UFF), o I Workshop de Estratégias de Divulgação Científica, que apresenta-se como um “multiplicador e motivador de ações de divulgação científica, focando especialmente na importância de mostrar à população e seus educadores aquilo que olhamos, mas não vemos em nosso cotidiano”.

E o Polo de Jogos e Saúde, do Multimeios/Icict, foi convidada participar, devido a sua experiência na criação de jogos em saúde, como “Jogo do Acesso Aberto”, “Quem deixou isso aqui?” (sobre intoxicação em crianças), “Contato – um jogo sobre depressão” e os quizzes “Qual planta tóxica é você?” e “Que animal peçonhento é você?”, dentre outros materiais.

O coordenador do Polo, Marcelo de Vasconcello,s falou no segundo dia do evento, no Painel 2 – Divulgação científica como inovar?”. Ele abordou o tema “Jogos e gamificação na divulgação científica”. Na mesa, presentes os pesquisadores Daniela Uziel, articuladora da mesa e palestrante, que falou sobre “Material biológico plastinado – divulgação e ensino”, e Luiz Andrade, da UFF, que enfocou “Cinema e divulgação científica”.

Vasconcellos falou sobre o “potencial único dos jogos como como uma mídia que promove o engajamento e participação do jogador, a ponto de vários outros sistemas e mídias estarem usando elementos de jogos para atraírem mais usuários – processo esse que se chama gamificação (do inglês, gamification)”. Ele também apresentou a plateia – em sua maioria estudantes e profissionais das áreas de Educação e Saúde, os jogos desenvolvidos pelo Polo, “demonstrando o pioneirismo do Icict em pesquisar e desenvolver jogos digitais para a comunicação em saúde”.

O evento contou também com palestra de Paulo Simeão, da Universidade do Porto (Portugal), pesquisador laureado com diversos prêmios em sua área de atuação – o ensino da Física. Além dele, pesquisadores da UFRJ, do IFRJ, da UFF, da UNIFESO e da Fiocruz, como Gustavo Alves (COC), Rita Machado (IOC), Tania Araújo Jorge (IOC) também participaram.

Créditos:

Fotos: Jéssica Oliveira Barreto

 

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Liderado por Marcelo de Vasconcellos, projeto já tem protótipo. Jogos serão produzidos para Google Chrome e Internet Explorer

Para saber mais

I Workshop de Estratégias de Divulgação Científica [9]

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