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Evento debateu a importância da Comunicação nas políticas públicas de saúde

por
Graça Portela
,
02/10/2018

Alunos, pesquisadores e interessados no tema lotaram o quarto andar do prédio da Expansão do Campus da Fiocruz, na quarta e quinta-feira, dias 12 e 13 de setembro último, para a assistir o seminário internacional “Epidemias, jornalismo e políticas públicas de saúde”.

O seminário, dividido em dois dias, aconteceu na manhã e tarde do dia 12/09 e na manhã do dia 13/09.

A abertura realizada pela pesquisadora do Icict e professora do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde – PPGICS, Janine Cardoso, e o diretor do Icict, Rodrigo Murtinho, que enalteceram a possibilidade de se debater “as condições da Comunicação no debate das epidemias”. O coordenador da Rede Zika Fiocruz, Gustavo Matta, da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca – Ensp, ressaltou que “não adianta falar das epidemias, apenas quando elas ocorrem”.

Informação e espetacularização

Contando com Inesita Soares de Araujo, também pesquisadora do Icict e professora do PPGICS, como mediadora, o evento começou com Mónica Petracci, pesquisadora da Universidade de Buenos Aires, na Argentina, que falou sobre a sua pesquisa sobre as opiniões dos jornalistas sobre as notícias em saúde. Petracci lembrou das inúmeras lógicas que o jornalistas têm que enfrentar para conseguir escrever uma matéria – como a lógica sanitária, a midiática e a contemporânea, com fontes diversas e algumas até conflitantes. “A saúde é um tema com multiplicidade de vozes e as epidemias são uma notícia em si, o que leva a uma importância na mídia”, afirmou.

Em sua pesquisa, Petracci observou que existem “muitos atores interessados em divulgar notícias sobre saúde, como o governo, a sociedade civil, as farmacêuticas, por exemplo”. A pesquisadora da Universidade de Buenos Aires lembrou que “dentre as notícias científicas, as sobre saúde são as que mais despertam interesse da população”. A notícia sobre saúde náo é considerada como relevante, exceto quando há epidemias”, afirmou. E ela lembrou que “nem todos os temas de saúde têm o seu lugar na mídia, apenas o que é considerado importante pelos atores envolvidos na divulgação dessa notícia”, o que levaria a outra questão relevante na divulgação de notícias sobre saúde

“Como lidar com a notícia sobre saúde em um cenário de espetacularização?”. Para Mónica Petracci a resposta seria “retirando a informação da notícia em si” e, de novo, falou dos interesses de cada ator envolvido em sua divulgação – “há interesses diversos ”, alertou. Ela destacou que os jornalistas, da área de saúde, “se sentem como agentes comunitários de saúde”.

Campanhas públicas de saúde

O próximo a falar foi José Miguel Labrín, da Universidad de Chile, que abordou “Epidemias: periodismo y políticas públicas”, enfatizando “a importância da boa política de comunicação para o desenvolvimento de uma política de saúde pública”. Em sua apresentação ele trouxe como exemplo a implantação da Ley sobre Composición Nutricional de los Alimentos y su Publicidad, de 2016, no Chile, explicando que o país é um dos que tem a maior taxa de obesidade do mundo, 67% dos chilenos oscilando entre sobrepeso e obesidade. Das crianças entre 5 e 7 anos, 26,4% estão com sobrepeso e 23,9% já são consideradas obesas.

A lei chilena proíbe a publicidade de alimentos voltada para crianças e jovens com menos de 14 anos, exige que todos os alimentos embalados apresentem em suas embalagens selos de advertência, informando se esses alimentos continham em sua fórmula sódio, gordura, açúcar e etc. A implantação da lei foi precedida por uma pesquisa, feita pelo grupo de Labrín, que analisou a publicidade sobre os alimentos e como a lei – antes de entrar em vigor – estava sendo enfocada pela mídia. Os resultados, mostraram que das 41 notícias publicadas pela mídia chilena, “a metade era de autoridades de saúde e a outra parte era de empresários”. Ele também destacou que “nas notícias negativas, o que prevalecia eram opiniões de empresários. A maioria delas sequer se referia diretamente aos selos”, afirmou Labrín.

Segundo o pesquisador da Universidad de Chile, a estratégia usada para divulgar a nova lei levou em consideração a) uma campanha de comunicação integral; b) media advocacy, com a observação sistemática da daqueles atores que comentam sobre políticas públicas e jornalistas de mídias locais, que reconheciam o problema de sua localidade; c) gestão da crise e resposta ao conflito; e d) educação midiática voltada para a saúde, o que implicava o problema de forma ampla e pública. O resultado “foi uma campanha voltada para a decisão individual dos pais, para que eles cuidassem da saúde de seus filhos”, explicou.

Seis meses após a lei ter sido implantada, 97% da população já identificava os selos de advertência e admitia a sua influência nas decisões de consumo. Além disso, Labrín informou que foi incluído em todos os alimentos a legenda “Prefira frutas”. A partir da consolidação da lei, a indústria alimentícia chilena não perdeu tempo, como explicou Labrín: “eles passaram a utilizar os selos como referência, informando – nas embalagens – que um alimento X era ‘livre de selos’, ou seja não causava danos”. 

Comunicação, prevenção e controle

Fechando a parte da manhã, Denise Nacif Pimenta, pesquisadora do Instituto René Rachou - Fiocruz Minas, falou sobre “As epidemias e as Ciências Sociais”, destacando a necessidade delas se relacionarem e também com a sociedade, para que ambas possam contribuir para uma saúde de fato pública.

Ela deu como exemplo o que ocorreu no 54º Congresso Nacional de Saúde Tropical - MedTrop 2018, em setembro no Recife (Pernambuco). "Um grupo de diferentes atores - organizações não sociais e associações de famílias - vêm influenciando as pesquisas são feitas. Um exemplo disso foi quando Germana Soares, presidente da ong União de Mães de Anjos - UMA, que dá apoio a mulheres que tenham filhos com microcefalia, em decorrência do virus da zika, questionou a não participação delas em um congresso que, dentre outras coisas, mostraria os resultados de várias pesquisas sobre o tema".

A pesquisadora da Fiocruz chamou a atenção para a necessidade de "interação" entre pesquisadores e a sociedade civil, e que sejam levados em consideração por eles a importância do contexto social, evitando generalizações e 'receitas' ("scalinp up") e a implicação do território nas análises sociais. Ao falar sobre o papel da Comunicação no contexto das epidemias, Denise Pimenta questionou: "quais os interesses que estão por trás das campanhas, que já se sabem que não funcionam? Quais as dimensões objetivas e subjetivas dos sujeitos sociais? O que funciona na prevenção e controle e informação/comunicação?".

O evento seguiu com as apresentações e debates de professores de programas de pós-graduação da UERJ, UFES, UFJFJ, UFRJ e USP (veja a programação aqui [3])

O evento teve o apoio dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGICOM/UFJF) e Saúde Coletiva, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), e tem o financiamento parcial do European Union's Horizon 2020 Research and Innovation Programme, ZIKAlliance Grant Agreement nº 734548.

Créditos:
Fotos: Raquel Portugal (Multimeios/Icict/Fiocruz) | Montagem: Graça Portela (Ascom/Icict/Fiocruz)
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Arquivos para download

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PPGICS - A epidemia de zika e os limites de saúde global [18]

A epidemia de zika e os limites de saúde global - O artigo apresenta uma visão crítica da saúde global com quatro eixos de análise - João Nunes e Denise Nacif Pimenta

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PPGICS - Ambitos publico y mediatico en comunicacion y salud - Mónica Petracci [19]

Ambitos publico y mediatico en comunicacion y salud - Autora: Mónica Petracci (2015) - Universidad de San Martin de Porres (Argentina) - Fonte: The Free Library

[20]

PPGICS - Campañas sin fin de lucro y su cobertura periodística - José Miguel Labrín [20]

Campañas sin fin de lucro y su cobertura periodística: función social de la prensa en el espacio público mediático - Apresentación de José Miguel Labrín - 2018

[21]

PPGICS - Comunicación y salud en Argentina - Mónica Petracci [21]

Comunicación y salud en Argentina - Autores: Mónica Petracci y Silvio Waisbord - 2011 / Reseñado por: Ianina Lois

[22]

PPGICS - Desafíos de las campañas de bién público ex contextos interculturales - José Miguel Labrín [22]

Desafíos de las campañas de bién público ex contextos interculturales. Elementos para su evaluación, gestión y desarollo - Universidad Complutense de Madrid - José Miguel Labrín

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PPGICS - Informe de evaluación de la implementación de la Ley - Gobierno de Chile [23]

Informe de evaluación de la implementación de la Ley sobre composición nutricional de los alimentos y su publicidad - Ministério de Salud - Gobierno de Chile - Junio 2017

[24]

PPGICS - La coordinación de agendas y la función social de la prensa - José Miguel Labrín [24]

La coordinación de agendas y la función social de la prensa: La cobertura periodística de las campañas chilenas de prevención y promoción de la salud - Tese de doutorado de José Miguel Labrín - 2015 - Universidad Complutense Madrid

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PPGICS - Programa Seminario Obesidad un problema en Chile - 2017 [25]

Programa Seminario “Obesidad un Problema País: Evaluación de la Ley Sobre Composición Nutricional de los Alimentos y su Publicidad” 4 y 5 enero de 2017, Hotel Plaza San Francisco, Av. Libertador Bernardo O’Higgins 816, Santiago, Chile - Ministerio de Salud - Gobierno de Chile

Assuntos relacionados

[26]

Seminário “Epidemias, jornalismo e políticas públicas de saúde” dias 12 e 13/09 [26]

Evento, com palestras internacionais, abordará imprensa, redes sociais, políticas públicas em saúde. Entrada franca

Para saber mais

Rede Dengue, Zika e Chikungunya [27]
Minsal da a conocer estudio sobre Ley de Etiquetado realizada por el ICEI [28]
Impactos sociais da epidemia de Zika são colocados em debate [29]
Mosquito bom é mosquito morto? [30]
União de Mães de Anjos – UMA – (Facebook) [31]
UMA – História [32]
MedTrop 2018 [33]
UMA – União de mães de anjos [34]

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