ICICT | Fiocruz
Published on ICICT | Fiocruz (https://www.icict.fiocruz.br)

Início > Reciis abre submissão de artigos para dossiê Comunicação e Meio ambiente

Você está aqui: Início [1] » Arquivo de notícias [2] » Reciis abre submissão de artigos para dossiê Comunicação e Meio ambiente

Reciis abre submissão de artigos para dossiê Comunicação e Meio ambiente

por
Roberto Abib (Reciis
,
21/11/2019


Até o dia 01 de março de 2020 é o prazo para submissão de artigos para o dossiê Comunicação e Meio Ambiente da revista Reciis/Fiocruz. A chamada para esta discussão é estimulada pelos últimos acontecimentos relacionados ao meio ambiente e as repercussões dadas a eles num contexto que deslegitima o conhecimento da ciência a favor das desregulamentações ambientais.  A Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde (Reciis) é editada pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz). A publicação está prevista para junho de 2020. 

Para os editores convidados desta edição, Isaltina Mello Gomes, Pieter Maeseele e Priscila Muniz de Medeiros, o contexto maniqueísta, que polariza de um lado os discursos de proteção e cuidado com o meio ambiente e populações nativas e do outro lado os discursos em favor da desregulamentação para livre exploração dos recursos naturais, revela uma série de implicações nas políticas ambientais globais. 

A Reciis é um periódico interdisciplinar trimestral de acesso aberto, revisado por pares e sem ônus para o autor. Publica textos inéditos e em fluxo contínuo de interesse para as áreas de comunicação, informação e saúde, em português, inglês ou espanhol. 
As informações para o envio de trabalhos estão disponíveis na chamada pública. Normas sobre a preparação do manuscrito www.reciis.icict.fiocruz.br [3]. No caso de dúvidas, escreva para o e-mail: reciis@icict.fiocruz.br [4]

Sobre os editores

Isaltina Mello Gomes é professora do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Trabalha com questões relacionadas à linguagem nos meios de comunicação, atuando na área de divulgação científica. Foi membro do Comitê Assessor de Divulgação Científica do CNPq (2011 -2017). 

Pieter Maeseele é professor associado do Departamento de Estudos da Comunicação da Universidade de Antuérpia (Bélgica). Como sociólogo da mídia, suas pesquisas e ensino se concentram na relação entre mídia e democracia e, mais especificamente, de que maneira a mídia e a cultura popular contribuem para o debate democrático, a cidadania e o pluralismo. É vice-presidente do grupo de pesquisa Mídia, Política e Cultura da Universidade de Antuérpia. 

Priscila Muniz de Medeiros é professora adjunta do curso de jornalismo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com período sanduiche na Université Paris IV (Sorbonne). Trabalha com análise do discurso midiático, ciberjornalismo, convergência midiática e comunicação ambiental. É membro do grupo de pesquisa Comunicação e Linguagem da UFPE. 

Dossiê Fake news e saúde

O prazo para a chamada de trabalhos para a primeira edição de 2020, que contará com o dossiê Fake news e saúde se encerra no dia 02 de dezembro. 

Conforme os editores convidados para este número, Marco Roxo e Seane Melo, o dossiê pretende discutir diversas abordagens relacionadas com a temática fake news e os sistemas de mídia, privilegiando a interface com o campo da saúde. 

Saiba mais sobre este dossiê na sessão Notícias do site da Reciis [5]
 

Acompanhe o Icict nas mídias sociais:

[6]       [7]

 

  • Compartilhar [8]

Arquivos para download

[9]

RECIIS - Chamada Pública Comunicação e Meio Ambiente - Março 2020 [9]

Editores convidados: Isaltina Mello Gomes, Pieter Maeseele e Priscila Muniz de Medeiros | Prazo de submissão de artigo: até o dia 01 de março de 2020 | Publicação: junho de 2020

Assuntos relacionados

Chamada de trabalhos: Fake News e Saúde é tema da primeira edição da Reciis de 2020 [10]

O prazo para submissão de artigos para a Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde vai até o dia 02/12/2019

Para saber mais

Dossiê Comunicação e Meio Ambiente (v.14, n.2) - 2020 (Communication and Environment) (Comunicación y Médio ambiente) [5]
Public call notice: Fake news and health dossier - Reciis v.14, n.1 - 2020/ Llamado público: dossier Fake news y salud – Reciis [5]

Source URL:https://www.icict.fiocruz.br/content/reciis-abre-submiss%C3%A3o-de-artigos-para-dossi%C3%AA-comunica%C3%A7%C3%A3o-e-meio-ambiente

Links
[1] https://www.icict.fiocruz.br/../.. [2] https://www.icict.fiocruz.br/arquivo-de-noticias [3] http://www.reciis.icict.fiocruz.br [4] mailto:reciis@icict.fiocruz.br [5] https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/announcement [6] http://Facebook.com/fiocruz.icict [7] http://Twitter.com/Icict_Fiocruz [8] https://www.facebook.com/sharer.php?u=https%3A%2F%2Fwww.icict.fiocruz.br%2Fprint%2F5382 [9] https://www.icict.fiocruz.br/../sites/www.icict.fiocruz.br/files/1-Chamada_publica_v-14-n2.pdf [10] https://www.icict.fiocruz.br/node/5333