Você já conhece Oswaldo Cruz, mas provavelmente jamais ouviu falar do Wal. Esse é o nome do novo assistente virtual da Fiocruz, um sistema automático de reconhecimento de perguntas e apresentação de respostas para facilitar a comunicação com os cidadãos. No campo da tecnologia esses são os chamados chatbots.
Batizado em homenagem ao cientista patrono da Fiocruz, o chatbot Wal foi criado para ajudar a tirar dúvidas do público em relação a ensino e cursos. Desenvolvido pelo CTIC/Icict, por enquanto o assistente virtual dá expediente no Fale Conosco, mas o objetivo é que atenda à entidade como um todo, em temas dos mais variados. O projeto já foi aprovado no edital Inova Gestão, o que permitirá a continuidade e melhoria da iniciativa como ferramenta de gestão da informação sobre ensino na Fiocruz.
“A Fiocruz é a principal instituição de formação de trabalhadores do SUS e atende pessoas do Brasil inteiro. Ensino e cursos então entre os temas mais procurados, por isso decidimos dedicar o chatbot a essa área. Todas as vezes que temos um processo seletivo, essa demanda aumenta muito e não conseguíamos responder com a celeridade necessária. Era um desafio melhorar a qualidade desse atendimento”, explica Valéria Machado da Costa, Coordenadora do Fale Conosco do Portal Fiocruz e que será responsável também pelo projeto do chatbot.
Com o assistente virtual – disponível através de uma janela no portal da Fiocruz ou no chat no Facebook do Campus Virtual –, professores, alunos, estudantes que buscam um estágio e a sociedade em geral podem tirar suas dúvidas durante 24 horas por dia, sete dias por semana. Caso o chatbot não consiga responder, a pessoa é orientada a entrar em contato com o Fale Conosco e recebe o link da página. A Fiocruz estima que a implementação dessa ferramenta reduza em pelo menos 20% a demanda do setor. Como a navegação é guiada por botões, os dados pessoais do público são preservados.
O projeto foi criado durante o Hackathon Fiocruz 2019, como parte de um desafio proposto pelo Fale Conosco da fundação. Para chegar ao estágio atual, uma equipe com perfis diversificados foi formada por profissionais da Fiocruz e de fora da instituição: gestão, pesquisa, desenvolvimento front-end e back-end, designer, conteúdo, revisão e testes. O resultado é um assistente virtual com linguagem simples, para que todos tenham acesso às informações que desejam. Com um detalhe: Wal demonstra sentimentos, com expressões que tornam a experiência tecnológica mais acolhedora.
Para enviar sua pergunta, acesse a caixa de diálogo localizada ao lado direito da página do Fale Conosco, no Portal Fiocruz: https://portal.fiocruz.br/fale-conosco [3]
Texto: Marco Antonio Rocha/Portal Fiocruz
Ilustração do chatbot: Paloma Lima e Bruno Oliveira
E-flyer: Bruno Oliveira
Links
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[3] https://portal.fiocruz.br/fale-conosco
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[6] https://campusvirtual.fiocruz.br/portal/