A Organização Mundial da Saúde (OMS) lança nesta sexta-feira (29/04) o relatório Scope and impact of digital marketing strategies for promoting breast-milk substitutes [3], sobre o impacto global do marketing digital na promoção e na venda de produtos que competem com o aleitamento materno, como fórmulas infantis e mamadeiras.
Em alguns países, 8 em cada 10 mulheres que viram conteúdo promocional desses produtos tiveram acesso a essas publicidades na internet.
Os posts de companhias que fabricam produtos que competem com o aleitamento materno tem um alcance três vezes maior que o de posts relacionados aos benefícios do aleitamento materno.
O relatório também mostra que mulheres que publicam em suas redes sociais conteúdo relacionado a suas experiências com a amamentação são assediadas com a publicidade de produtos como mamadeiras e fórmulas infantis.
Cristiano Boccolini, pesquisador do Observa Infância e do Laboratório de Informação em Saúde (LIS)/Icict, foi consultor da OMS nas Américas para este tema. Ele vai participar do lançamento do relatório em um evento virtual da OMS nesta sexta-feira (29/04), ao meio-dia, horário de Brasília. Boccolini é pesquisador em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vinculado ao Laboratório de Informação em Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz).
Para acompanhar o evento, basta se registrar aqui: Launch of new WHO report on the scope and impact of digital marketing for the promotion of breast-milk substitutes [4].
O Observatório de Saúde na Infância - Observa Infância é uma iniciativa de divulgação científica para levar ao conhecimento da sociedade dados e informações sobre a saúde de crianças de até 5 anos. O objetivo é ampliar o acesso à informação qualificada e facilitar a compreensão sobre dados obtidos junto aos sistemas nacionais de informação. As evidências científicas trabalhadas são resultado de investigações desenvolvidas pelos pesquisadores Patricia e Cristiano Boccolini no âmbito do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) e da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP), do Centro Universitário Arthur de Sá Earp Neto (Unifase),com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação Bill e Melinda Gates.
Assista o vídeo do pesquisador Cristiano Boccolini explicando o relatório lançado pela OMS:
Links
[1] https://www.icict.fiocruz.br/../..
[2] https://www.icict.fiocruz.br/arquivo-de-noticias
[3] https://www.who.int/publications/i/item/9789240046085
[4] https://www.who.int/news-room/events/detail/2022/04/29/default-calendar/launch-of-new-who-report-on-the-scope-and-impact-of-digital-marketing-for-the-promotion-of-breast-milk-substitutes
[5] https://www.facebook.com/sharer.php?u=https%3A%2F%2Fwww.icict.fiocruz.br%2Fprint%2F6935
[6] https://www.icict.fiocruz.br/node/6542
[7] https://www.icict.fiocruz.br/node/6437
[8] https://www.icict.fiocruz.br/node/80