Em reunião com Maria Fernanda Pampim, diretora de Publicações do Conselho Latino-Americano e Caribenho de Ciências Sociais (Clacso), Rodrigo Murtinho, diretor do Icict, discutiu a possibilidade de nova parceria para disponibilizar no portal de livros em acesso aberto da Fundação, Porto Livre, os livros digitais livres publicados pelo Clacso.
A reunião ocorreu durante a 9ª Conferência Latino-Americana e Caribenha de Ciências Sociais, realizada na Cidade do México. A Fiocruz é membro institucional do Conselho Latino-Americano e Caribenho de Ciências Sociais (Clacso) desde 2020, e esse encontro é considerado um dos mais importantes da área na região. Pesquisadores da Fiocruz apresentaram trabalhos científicos e fizeram parte de painéis, fóruns, grupos de trabalho e outras atividades, dialogando criticamente e ampliando a rede que se debruça sobre os enormes desafios que marcam o cenário social latino-americano e mundial.
Murtinho e Pampim também discutiram possibilidades futuras de cooperações na área editorial e projetos relacionados à Ciência Aberta e Acesso Aberto.
Durante a 9ª Conferência, que ocorreu entre os dias 7 e 10 de junho, na Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), houve o lançamento oficial de dois livros: América Latina - Sociedad, política y salud en tiempos de pandemia, cujo capítulo 'A humanidade na encruzilhada: A luta contra a barbárie no pós-Covid - Reflexões desde o Brasil', foi escrito pelos pesquisadores José Carvalho de Noronha, do Laboratório de Informação em Saúde (LIS) e coordenador da iniciativa Saúde Amanhã, juntamente com Gustavo Souto de Noronha e Ana Maria Costa; e o livro 'Pandemias, desigualdades y prácticas sociales en salud - miradas para la transformación de América Latina', que teve a coordenação de José Noronha, além de um capítulo que teve sua autoria também em parceria com Gustavo Souto de Noronha, Leonardo Castro e Marco Martins da Rocha. Ambas as publicações são fruto do Grupo de Trabajo Estudios Sociales para la Salud do Clacso, que esteve reunido durante o evento, contou com a presença de Noronha e Castro, e outros pesquisadores da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, El Salvador, México e Venezuela.
A pesquisadora do Centro de Estudos Estratégicos Antônio Ivo de Carvalho (CEE-Fiocruz) e uma das integrantes do Dicionário de Favelas Marielle Franco, do Icict, Sonia Fleury foi a palestrante do Eixo 5: Refundación de sistemas universales en el Siglo XXI: intersecciones salud - protecciones sociales-cuidado integral para una nueva democracia y estado en el sur.
Saiba mais sobre a participação da Fiocruz no evento, clicando aqui [3]
Links
[1] https://www.icict.fiocruz.br/../..
[2] https://www.icict.fiocruz.br/arquivo-de-noticias
[3] https://agencia.fiocruz.br/fiocruz-debate-desigualdades-em-principal-encontro-de-ciencias-sociais-da-america-latina
[4] https://www.facebook.com/sharer.php?u=https%3A%2F%2Fwww.icict.fiocruz.br%2Fprint%2F7080
[5] https://www.icict.fiocruz.br/node/80
[6] https://portolivre.fiocruz.br/
[7] https://www.clacso.org/9a-conferencia-latino-americana-e-caribenha-de-ciencias-sociais-debate-desigualdades/
[8] https://www.clacso.org/