A professora da Pós-Graduação do Icict e pesquisadora Cícera Henrique da Silva, coordenadora do Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Licts/Icict), falou ao site do Instituto sobre a importância da análise de dados para pesquisa e para estudos futuros.
Esse tratamento facilita a pesquisa, pois há uma redução do tempo do pesquisador no tratamento de informações em bases de dados bibliográficas estruturadas, pois com as métricas pode se ter um retrato de uma área sem precisar ler na íntegra um grande volume de textos publicados. Mas, é importante destacar, que as métricas necessitam de uma dimensão qualitativa para que se tenha uma visão mais apurada.
O Vantage Point é uma ferramenta. Existem outras, mas a vantagem dele é que é possível a padronização dos dados para se garantir a qualidade dos indicadores bibliométricos.
A palestra trás a perspectiva do Icict se fortalecer para o uso de métricas em estudos de futuro. Além de fortalecer a área de ensino e o próprio Laboratório, que tem uma linha de pesquisa que contempla a parte de métricas de informação em saúde.
A análise dados, também conhecida como text mining – mineração de dados, integra um conjunto de metodologias para a análise de futuro. A pesquisa quantitativa não dá conta de tudo. É necessário integrar a qualitativa para que se tenha um retrato mais apurado do que se tem hoje para o que se quer.
Na área de saúde é fundamental. Por exemplo: temos um equipamento médico X , que não é produzido no Brasil. Avaliando a quantidade existente e a demanda por exames para aquele equipamento, com uma métrica bem apurada podemos saber se é necessário formar pessoal para trabalhar com aquele equipamento, se há necessidade de importação ou até fabricação dele, se é preciso fazer parcerias para desenvolver o equipamento e etc.
Assim, com esses dados organizados e tratados de maneira confiável, o gestor estará melhor preparado para tomar suas decisões.