É com profundo pesar que comunicamos o falecimento da pesquisadora Rejane Ramos Machado. Uma profissional muito competente e querida por seus colegas de trabalho. Era reconhecida pela determinação e perseverança, aspectos que nortearam tanto sua vida pessoal quanto profissional.
Bibliotecária de formação, ingressou na Fiocruz em 1989, tendo recebido homenagem pelos seus 30 anos de serviços prestado à instituição, em 2019. Após anos de trabalho dedicados à Biblioteca de Manguinhos, juntou-se à equipe do Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde (LICTS). Desenvolveu pesquisas na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos temas: comunicação científica, tecnologia da informação e comunicação; processos de disseminação da informação; ciência aberta, dentre outros temas ligados à área. Até recentemente, foi vice-líder do Grupo de Pesquisa Democratização da Informação Técnico-Científica em Saúde.
Entusiasta do acesso aberto ao conhecimento, participou ativamente das discussões para a implementação do Repositório Institucional da Fiocruz (Arca).
Em meio à tristeza de sua partida, fica o sentimento de gratidão pela sua convivência entre nós e por sua estimada contribuição à área de pesquisa na qual atuou.
Toda nossa solidariedade à família e aos amigos.
Informamos que não haverá velório, pois será realizada uma cerimônia de cremação restrita à família. Todas as homenagens serão feitas na missa de sétimo dia. Informaremos local e horário em breve.