A pesquisadora do Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Licts) e coordenadora da Rede de Bibliotecas da Fiocruz, Viviane Veiga vai ministrar o curso de “Princípios FAIR e os Repositórios de dados de Pesquisa” para o Laboratório de Ciência Aberta e Dados de Pesquisa para apoio à Inovação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). O evento acontece na próxima quinta (22/9) das 10h às 22h com transmissão online.
FAIR é acrônimo para “Findable, Accessible, Interoperable and Reusable” que, em tradução livre, quer dizer “Localizável, Acessível, Interoperável e Reutilizável”.
“Então, a ideia desse curso é apresentar para os alunos exatamente as estratégias que devemos ter e como vamos trabalhar dentro desses princípios em nossos repositórios de dados de pesquisa. O que nós podemos fazer para garantir que esses repositórios estejam, de fato, alinhados a esses princípios FAIR”, explica a coordenadora.
A Rede Sudeste faz parte da Rede Nacional de Repositórios coordenada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Atualmente a Rede Sudeste é composta por 75 Instituições de Ensino e Pesquisa e tem como objetivo promover o compartilhamento de informações e experiências através da realização de reuniões e eventos.