Começou na segunda-feira (07/11) e vai até o dia 11 de novembro, o Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (Enancib) 2022, que está sendo realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O Encontro que visa discutir e refletir a produção de conhecimento na área, de modo a estimular, por meio de amplo diálogo entre os pesquisadores/as que nela atuam, a realidade da pesquisa e dos programas de pós-graduação, tem como tema “O papel da ciência e da informação em tempos de desinformação”.
Pesquisadores do Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saude (LICTS) e alunos da pós-graduação do Icict (PPGICS) estão realizando apresentações em dois Grupos de Trabalho (GTs). Veja abaixo:
Dia 09.11.2022 – Quarta-feira – Manhã – 09:00-10:30 – Sala 64–
Sessão: 3 – Organização da Informação em Saúde
Comunicação 3 – Horário: 9h40 às 10h
Autoria(s): Fatima Cristina Lopes dos Santos (PPGICS); Cícera Henrique da Silva (LICTS) e Rosane Abdala Lins (LICTS)
Resumo: Este estudo verifica o grau de coerência semântica entre a representação temática via linguagem controlada e a indexação automática dos artigos publicados em português na área de saúde pública, com o aporte teórico da mineração de textos. Propõe-se a análise da coerência semântica entre o conteúdo dos trabalhos e sua representatividade (palavras-chave e descritores), observando o uso da indexação automática e da linguagem controlada na representação temática dessa informação em saúde. Utilizando artigos publicados em português no periódico Cadernos de Saúde Pública, integrante da Coleção Saúde Pública na SciELO Brasil, viu-se que a mineração de texto e a indexação automática pode colaborar com a representação do conteúdo dos artigos estudados. Compreendendo a indexação como representação de conteúdo e seu importante papel no sistema de comunicação na ciência, procura-se refletir sobre a informação em saúde representada nesses textos, entendendo a relevância da visibilidade e recuperação dessa produção. Vale ressaltar que o periódico científico – e por conseguinte seus artigos – além de outros papéis estratégicos na comunicação da ciência, é registro da memória, chancela de qualidade e difusores do conhecimento. Espera-se que este estudo contribua com as pesquisas sobre a indexação de artigos científicos na área de saúde pública, particularmente na coerência semântica da representação de artigos publicados em português e o uso da indexação automática.
Palavras-Chave: Indexação automática; mineração de textos; coerência semântica; artigos científicos; saúde pública.
Dia 09.11.2022 – Quarta-feira – Tarde – 16:00-17:00 – Sala 41
Sessão: 4 – Gênero, sexualidade e Informação
Comunicação 3 – Horário: 16h30 às 16h40
Autoria(s): Raquel da Silva Teixeira (PPGICS), Brisa Pozzi de Sousa, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Ingrid Vianna Espinosa (PPGICS) e Kizi Mendonça de Araújo (PPGICS & LICTS)
Resumo: Aborda os Descritores em Ciências da Saúde, com o objetivo de analisar a representação da homossexualidade, especificamente o recorte da homoafetividade feminina. Pesquisa de cunho exploratória com abordagem qualitativa, que aponta os aspectos éticos relacionados aos Sistemas de Organização do Conhecimento. A Classificação Facetada é empregada para subsidiar a análise dos termos do domínio da homossexualidade nos Descritores em Ciências da Saúde. Os instrumentos de controle de vocabulário reproduzem discursos hegemônicos, sendo conclusivo evidenciar a necessidade de mais pesquisas voltadas à revisão dos domínios de gênero e sexualidade no referido instrumento.
Palavras-Chave: Homossexualidade feminina. Sistemas de Organização do Conhecimento. Descritores em Ciências da Saúde. Classificação Facetada.
Saiba mais sobre o evento, clicando no link: https://www.ufrgs.br/enancib2022/ [3]
Links
[1] https://www.icict.fiocruz.br/../..
[2] https://www.icict.fiocruz.br/arquivo-de-noticias
[3] https://www.ufrgs.br/enancib2022/
[4] https://www.facebook.com/sharer.php?u=https%3A%2F%2Fwww.icict.fiocruz.br%2Fprint%2F7347
[5] https://www.icict.fiocruz.br/node/44
[6] https://ppgics.icict.fiocruz.br/