Em outubro, a programação da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz destaca produções que abordam dois temas relevantes para toda a sociedade: saúde mental e da pessoa idosa. Em homenagem ao Dia Internacional das Pessoas Idosas (1/10), será exibido ao longo do mês o episódio Violência contra o idoso, da série Saúde Brasil. Outro destaque é a exibição do documentário Locus, em homenagem ao Dia Mundial da Saúde Mental (10/10). O filme expõe, por meio de relatos de moradores, psicólogos, especialistas e autoridades, a relação de convivência de pessoas com problemas de saúde mental em uma pequena cidade do interior do Espírito Santo.
O projeto IdeiaSUS exibe a série Vozes da Saúde e o documentário CorpoAlma - obesidade e reeducação alimentar | IdeiaSUS - Rio de Janeiro, marcando o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade (11/10) e o Dia Mundial da Alimentação (16/10).
Confira a agenda:
Violência contra o idoso | Série Saúde Brasil
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o número de pessoas com idade superior a 60 anos chegará a 2 bilhões até 2050, representando um quinto da população mundial. No Brasil, já são 30 milhões de idosos, que, segundo dados do Ministério da Saúde, corresponde a quinta maior população idosa do mundo. Além dos fenômenos inerentes ao processo de envelhecimento, a pessoa idosa também está suscetível ao fenômeno da violência. Trata-se de um problema com consequências devastadoras para os idosos acarretando baixa qualidade de vida, estresse psicológico, falta de segurança, lesões e traumas, bem como o aumento da morbidade e mortalidade.
Reprises:
4/10 (quarta-feira), às 22h30
6/10 (sexta-feira), às 22h30
8/10 (domingo), às 21h30
Série Saúde Brasil: Violência contra o idoso
9/10 (segunda-feira), 22h30 | Locus
O documentário aborda a convivência com pessoas que apresentam problemas de saúde mental em Alegre, no interior do Espírito Santo.
Reprises:
11/10 (quarta-feira), às 22h30
13/10 (sexta-feira), às 22h30
15/10 (domingo), às 21h30
16/10 (segunda-feira), 22h30
CorpoAlma - obesidade e reeducação alimentar | IdeiaSUS (Rio de Janeiro, RJ)
O grupo interdisciplinar de reeducação alimentar e obesidade da Clínica da Família Augusto Boal, no Rio de Janeiro, é muito mais do que um espaço de controle da obesidade e reeducação alimentar. É um lugar de acolhimento, reconhecimento e pertencimento do corpo e da alma. Ao mesmo tempo que se perde peso, amplia-se a autoestima, os cuidados com si mesma, de atenção ao espaço-tempo da mulher. Um retrato sem retoques do conceito ampliado de saúde.
CorpoAlma - obesidade e reeducação alimentar
Vozes da Saúde | IdeiaSUS
Quais são os desafios do trabalho de promoção da saúde com caminhoneiros, profissionais que passam boa parte do tempo longe de suas residências e territórios de habitação, pelas rodovias do Brasil? A enfermeira de saúde da família Renata Geralda do Santos, da CAP 3.1, no Rio de Janeiro, apresenta uma prática desenvolvida que procurou trabalhar essa dimensão da atenção básica.
Reprises:
18/10 (quarta-feira), às 22h30
20/10 (sexta-feira), às 22h30
22/10 (domingo), às 21h30
23/10 (segunda-feira), 22h30
O povo cuidando do povo
O vídeo aborda a parceria da Fiocruz/RJ com cinco organizações sociais – o Movimento de Trabalhadores Rurais Sem Terra, o Movimento de Trabalhadores e Trabalhadoras por Direitos, o Levante Popular da Juventude, o Centro de Integração da Serra da Misericórdia e a Rede Carioca de Agricultura Urbana – na aplicação do curso de agentes populares em saúde, uma ação da Campanha Nacional Periferia Viva.
O povo cuidando do povo
Estica, alonga CAPS
Por meio de atividades físicas, pacientes integram-se a um plano de cuidados que inclui os exercícios com o corpo como atividade rotineira em uma unidade básica de atenção psicossocial.
Reprises:
25/10 (quarta-feira), às 22h30
27/10 (sexta-feira), às 22h30
29/10 (domingo), às 21h30
Estica e alonga
30/10 (segunda-feira), 22h30 | Florescer humano: educação popular e territórios saudáveis na convivência com o semiárido
O curso de Especialização/Aperfeiçoamento em Educação Popular e Promoção de Territórios Saudáveis na Convivência com o Semiárido, realizado pela Fiocruz/CE, é fruto do diálogo entre a Articulação Nacional de Movimentos e Práticas em Educação Popular e Saúde (ANEPS) e a Rede Saúde, Saneamento, Água e Direitos Humanos (RESSADH). De caráter humanístico, o cuidado, a amorosidade, a ritualidade, a cenopoesia e a mística permearam todo o processo pedagógico do curso, que promoveu a conscientização política das educandas e educandos por meio de uma prática pedagógica dialógica, horizontal e problematizadora comprometida com a emancipação e a transformação social. A pedagogia da alternância – tempo escola e tempo comunidade - proporcionou uma maior articulação entre teoria e prática.
Reprises:
1/11 (quarta-feira), às 22h30
3/11 (sexta-feira), às 22h30
5/11 (domingo), às 21h30
Florescer humano
31/10 (terça-feira), 23h | Programa VideoSaúde Especial: Doce colônia
O documentário traz informações sobre a criação de abelhas na região da Colônia Juliano Moreira, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. O filme é baseado em relatos de seis pessoas envolvidas afetivamente com a atividade desde os anos 1970 até hoje. O objetivo do documentário é registrar a memória sobre esta prática, incentivar sua continuidade e a conservação dessas espécies.
Reprise:
2/11 (quinta-feira), às 23h
Doce colônia
A programação da VideoSaúde é exibida às segundas, às 22h30 no Canal Saúde, na TV Aberta Digital (na multiprogramação da TV Brasil): canal 2.4 no Rio de Janeiro (RJ) e em Brasília (DF) e no canal 1.4 em São Paulo (SP). Também pode ser visto no link do Canal Saúde na internet [3].
Links
[1] https://www.icict.fiocruz.br/../..
[2] https://www.icict.fiocruz.br/arquivo-de-noticias
[3] http://www.canalsaude.fiocruz.br/canal/aoVivo
[4] https://www.facebook.com/sharer.php?u=https%3A%2F%2Fwww.icict.fiocruz.br%2Fprint%2F7942
[5] https://www.icict.fiocruz.br/node/7944
[6] https://www.youtube.com/channel/UC5z5hsnZOZJH8vFacP-9poQ