ICICT | Fiocruz
Published on ICICT | Fiocruz (https://www.icict.fiocruz.br)

Início > Pesquisadores brasileiros e franceses se reúnem para debater arquivos audiovisuais

Você está aqui: Início [1] » Arquivo de notícias [2] » Pesquisadores brasileiros e franceses se reúnem para debater arquivos audiovisuais

Pesquisadores brasileiros e franceses se reúnem para debater arquivos audiovisuais

por
Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz
,
26/10/2023

 

Entre os dias 6 e 8 de novembro será realizado o Encontro AMIS – Arquivos Audiovisuais e Contextos, uma parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS/Icict), Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) e Escola de Comunicação da UFRJ (ECO/UFRJ).

O evento reunirá pesquisadores brasileiros e franceses para debater formas, formatos, práticas, lógicas e políticas de arquivamento audiovisual e os modos de circulação e apropriação de seus acervos na França e no Brasil. É parte do programa de pesquisa Arquivos-Médias-Imagens-Sociétés (AMIS), apoiado pelo Instituto de Ciências Humanas e Sociais (INSHS) do Centro Nacional de Pesquisas Científicas (CNRS), que se dedica atualmente ao estudo dos arquivos audiovisuais dos dois países.  

O encontro acontecerá no Salão Dourado da UFRJ (ECO/UFRJ) e na Sala Multimídia Pauliran Freitas (Biblioteca de Manguinhos/Icict). O Instituto receberá as atividades do último dia do Encontro, que será encerrado com uma visita ao Arquivo Nacional, na Praça da República, no dia 8/11.  

 

Confira a programação completa:  

Dia 6/11 (segunda-feira) - Dia 1
Local: Salão Dourado (Av. Pasteur, 250. Campus da Praia Vermelha – UFRJ)

10h  
Mesa de Abertura   

10h30 - 12h30
Arquivos e contextos: a invenção das tradições fúnebres dos Presidentes da República nos cinejornais e telerreportagens.
Palestrantes: Évelyne Cohen e Eduardo Morettin

Contexto prático da pesquisa em arquivos audiovisuais de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Palestrante: Fernando Seliprandy

14h - 16h
O que o digital faz com os arquivos: o impacto do boom digital na forma de pensar os arquivos na história.  
Palestrante: Isabelle Gaillard

Podcasts: rumo a uma descontextualização dos arquivos?  
Palestrante: Lucie Alexis

16h - 18h
Arquivos audiovisuais na era do streaming: Globoplay e reflexividade televisiva  
Palestrantes: Ana Paula Goulart, Igor Sacramento e Marina Reginato

Plataformas audiovisuais como políticas de acervo e promoção de identidade na América Latina  
Palestrantes: Valéria Vilas-Boas e Fernanda Mauricio

 

7/11 (terça-feira) - Dia 2
Local: Salão Dourado (Av. Pasteur, 250. Campus da Praia Vermelha – UFRJ)

10h30 - 12h30
Entre festivais e programas de rádio, os rastros musicais do Brasil na França (séculos XX e XXI).
Palestrantes: Pascale Goetschel e Graziela Mello Vianna

O contexto da radiofonia em Belo Horizonte nas décadas de 1930 e 1940 a partir das publicações sobre rádio existentes no acervo da coleção Joaquim Nabuco Linhares, da UFMG  
Palestrante: Nísio Teixeira

14h - 16h30
Silêncios e arquivos orais (ou os silêncios dentro dos arquivos orais) : contextos de enunciação, de análise e de arquivamento   
Palestrantes: Anne-Marie Granet-Abisset e Véronique Ginouvés

Telejornalismo e divulgação de História: mapeamento e catalogação de material telejornalístico de cunho histórico (2012-2022)
Palestrante: Wellington Amarante

Percepções dos conceitos de arquivo e de arquivos audiovisuais pelos pesquisadores: contribuição ao léxico franco-brasileiro.
Palestrante: Agnès Magnien  

16h30 - 18h30
Reunião de trabalho  

 

8/11 (quarta-feira) - Dia 3
Local: Sala Multimídia Pauliran Freitas/Biblioteca de Manguinhos (Av. Brasil 4.365 - Campus da Fiocruz).  

10h - 12h
Reunião de trabalho / planejamento do Encontro AMIS 2024  

14h - 16h
Visita ao Arquivo Nacional (Praça da República, 173 – Centro)

 

Arte: Multimeios/Icict

  • Compartilhar [3]

Para saber mais

🇫🇷 Centre national de la recherche scientifique (CNRS) [4]
🇧🇷 Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) [5]

Source URL:https://www.icict.fiocruz.br/content/pesquisadores-brasileiros-e-franceses-se-reunem-para-debater-arquivos-audiovisuais

Links
[1] https://www.icict.fiocruz.br/../.. [2] https://www.icict.fiocruz.br/arquivo-de-noticias [3] https://www.facebook.com/sharer.php?u=https%3A%2F%2Fwww.icict.fiocruz.br%2Fprint%2F7973 [4] https://www.cnrs.fr/fr [5] https://www.coc.fiocruz.br/index.php/pt/