ICICT | Fiocruz
Published on ICICT | Fiocruz (https://www.icict.fiocruz.br)

Início > 9º CSHS: VideoSaúde participa de oficina e mostra de filmes indígenas

Você está aqui: Início [1] » Arquivo de notícias [2] » 9º CSHS: VideoSaúde participa de oficina e mostra de filmes indígenas

9º CSHS: VideoSaúde participa de oficina e mostra de filmes indígenas

por
Hara Flaeschen (Abrasco) e Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz
,
31/10/2023

A VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz, vinculada ao Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict/Fiocruz), participou, nesta segunda-feira (30/10), da oficina Emancipação e integralidade do cuidado pelas lentes do cinema indígena. Realizada em parceria com o Laboratório de Pesquisas de Práticas de Integralidade em Saúde do Instituto de Medicina Social (Lappis/IMS/Uerj), a atividade consistiu em uma mostra de filmes que abordam temáticas de saúde indígena, seguida de debates sobre processos emancipatórios relacionados aos direitos humanos à saúde, à comunicação, à ancestralidade e à cultura. 


Créditos: Participantes da oficina Emancipação e integralidade do cuidado pelas lentes do cinema indígena - dia 30/10/2023 - 9º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde (CSHS) Fotos: Divulgação VIdeoSaúde Distribuidora/Fiocruz

A oficina fez parte das várias atividades que antecedem a abertura do 9º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde (CSHS), que começa, oficialmente, na noite desta terça-feira (31/10). Promovido pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), o evento é realizado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e no Instituto Aggeu Magalhães, em Recife. 

"É um momento de troca de experiências, desenvolvimento acadêmico e profissional", compartilhou Juliana Lofego, professora de jornalismo na Universidade Federal do Acre (Ufac), que propôs e foi a coordenadora principal da oficina de filmes de saúde indígena. A coordenadora da VideoSaúde, Daniela Muzi, também coordenou a atividade. 

“Foi uma discussão muito rica, que destacou a potência do audiovisual indígena, tanto no fazer cinema – nas produções autorais – quanto no ver cinema. Tinham muitas pessoas com experiência em saúde indígena, e a gente pode entender a importância de levar esses trabalhos para a sociedade em geral, e para os próprios espaços indígenas, como uma oportunidade de reflexão sobre a saúde indígena, com os olhares diferenciados de cada povo”, contou a pesquisadora. 

Um dos filmes exibidos foi o documentário Xawara e Saúde (2023), curta dirigido por Daniela Muzi. Xawara é como os Yanomami chamam as epidemias. Muzi contou que a oficina foi um momento para pensar as práticas de comunicação e saúde nos seus desdobramentos, assim como as dimensões do direito à comunicação e acesso à informação em saúde. “Foi um espaço de entender as possibilidades do audiovisual como estratégia de comunicação, de emancipação, de luta e de visibilidade para a questão da saúde indígena, que precisa ser uma pauta permanente da sociedade”, pontuou. 


Crédito: Frame do filme "Livro Vivo", dirigido por Sérgio de Carvalho


Cena do curta "Xawara e Saúde" (2023), dirigido por Daniela Muzi | Divulgação VideoSaúde Distribuidora


Cena do curta "Xawara e Saúde" (2023), dirigido por Daniela Muzi | Divulgação VideoSaúde Distribuidora

Somente no primeiro dia de pré-congresso, mais de 650 pessoas circularam pelas mais de 50 atividades - oficinas, cursos e reuniões - que compuseram o evento. A  cerimônia de abertura oficial acontece às 17h, na Concha Acústica Paulo Freire da UFPE. O Icict/Fiocruz participa de diversas atividades ao longo do Congresso, que vai até 3 de novembro.  

➡️ Confira a programação completa do 9º CSHS [3]


Créditos: Juliana Lofego, professora de jornalismo na Universidade Federal do Acre (Ufac) (1ª foto | Bárbara Moreira, da Associação Yanomami Urihi (2ª foto) | Inesita Soares de Araujo destaque) (PPGICS e Laces/Icict) (3ª foto) | Panorâmica da sala  (4ª foto) | Fotos: Divulgação VideoSaúde Distribuidora

  • Compartilhar [4]

Assuntos relacionados

[5]

Equipe da VideoSaúde vai ao território Yanomami para gravação de documentário [5]

Os profissionais de audiovisual irão para Boa Vista (RR) no dia 15 de abril. O curta-metragem será dirigido por Daniela Muzi, coordenadora da plataforma de vídeos

Para saber mais

🎥 VideoSaúde [6]
📌 9º CSHS [7]

Source URL:https://www.icict.fiocruz.br/content/9o-cshs-videosaude-participa-de-oficina-e-mostra-de-filmes-indigenas

Links
[1] https://www.icict.fiocruz.br/../.. [2] https://www.icict.fiocruz.br/arquivo-de-noticias [3] https://www.cshs.org.br/programacao/index_grade.php [4] https://www.facebook.com/sharer.php?u=https%3A%2F%2Fwww.icict.fiocruz.br%2Fprint%2F7983 [5] https://www.icict.fiocruz.br/node/7629 [6] https://videosaude.icict.fiocruz.br/ [7] https://www.cshs.org.br/