Claudete de Queiroz, com a medalha, posa ao lado do Cel. Wagner (Exército Brasileiro), Comandante Leniza e Tenente Alessandra (Marinha), Catarina Barreto, Raphael Belchior e Rita de Cássia (equipe Arca) | Foto: divulgação
Em reconhecimento à colaboração e ao apoio da Fiocruz durante a implementação do Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB), a coordenadora técnica do Arca - Repositório Institucional da Fiocruz [3], Claudete Fernandes de Queiroz, foi homenageada com a Medalha de Colaborador Emérito da Marinha do Brasil. A entrega foi realizada no dia 12 de dezembro, em cerimônia realizada na sede da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM).
A parceria institucional se deu por meio da troca de experiência adquirida pela Fiocruz com a criação e manutenção do Repositório Arca. Mantido pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), o repositório reúne documentos produzidos pela Fiocruz, dando visibilidade à produção intelectual e fortalecendo o compromisso da instituição com uma Ciência Aberta e Cidadã. O Arca tem o objetivo de fomentar novas pesquisas, garantir a reprodutibilidade ou replicabilidade de pesquisas existentes.
"Receber essa medalha é uma honra e um testemunho do sucesso de nossa colaboração, evidenciada pela parceria entre a Fiocruz e a Marinha na implantação do Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB). Este reconhecimento fortalece ainda mais nosso compromisso compartilhado com a preservação e disseminação do conhecimento científico", comemorou Claudete.
Arca faz parte da Rede Brasileira de Repositórios Digitais
A Rede Sudeste de Repositórios Digitais foi criada em 3 de outubro de 2017, através da formulação da “Carta do Rio”, em que subscreveram instituições de ensino e pesquisa, com o objetivo de reunir esforços em prol da gestão e da visibilidade da produção científica incluída em seus repositórios.
Link para a Carta do Rio no Arca [4]
Coordenada pela equipe do Repositório Arca e pelo Icict, a rede promove o compartilhamento de informações e experiências através da realização de reuniões e eventos. A participação dos profissionais de informação que trabalham com os Repositórios Institucionais fortalece a importância da ação colaborativa nas Instituições e corrobora para um trabalho em âmbito regional que fortalece a parceria, o compartilhamento de informações e a troca de experiências.
A Rede Sudeste de Repositórios Digitais é coordenada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e tem como objetivo principal garantir o acesso de forma aberta, gratuita e pública, ao conhecimento produzido pelas Instituições visando sua disponibilização para toda a sociedade. Atualmente, ela é composta por 90 instituições e já realizou diversos eventos, cursos, webinars, além de desenvolver inúmeros projetos em parceria.
Junto com as outras quatro sub-redes (Sul, Centro-Oeste, Nordeste e Norte), a Rede Sudeste compõe a Rede Brasileira de Repositórios Digitais (RBRD) [5].
Links
[1] https://www.icict.fiocruz.br/../..
[2] https://www.icict.fiocruz.br/arquivo-de-noticias
[3] https://www.arca.fiocruz.br/
[4] https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/23513
[5] http://rbrd.ibict.br/
[6] https://www.facebook.com/sharer.php?u=https%3A%2F%2Fwww.icict.fiocruz.br%2Fprint%2F8077
[7] https://www.icict.fiocruz.br/node/7851
[8] https://www.icict.fiocruz.br/node/7753
[9] http://rbrd.ibict.br/