Arte: Vera Fernandes (Ascom/Icict/Fiocruz)
Na quinta-feira, 29 de fevereiro, serão realizadas na parte da tarde duas defesas de dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde - PPGICS/Icict. São elas: "Literacia digital em saúde e as práticas de consumo de informação e desinformação no contexto da pandemia de Covid-19", da aluna Daiane Bastista dos Santos de Almeida, que buscou "identificar práticas de consumo virtual de informação e desinformação em saúde, em um público maior de 18 anos, com acesso às redes sociais, bem como avaliar os níveis de Literacia Digital em Saúde desta população e sua associação com características sociodemográficas".
Sob a orientação de Ana Luiza Pavão, pesquisadora do Laboratório de Informação em Saúde - LIS/Icict, Daiane fez um estudo transversal, descritivo, com aplicação de questionário em formato on-line, e uma das conclusões de sua pesquisa foi a constatação de que "pensar saúde digital é uma realidade concreta e que o desenvolvimento de estudos que incentivem a produção acadêmica brasileira sobre temas relacionados como a literacia digital e sobre a literacia para saúde corroboram na ampliação dessa agenda e se fazem necessários".
A outra dissertação - "Divulgação Científica e sua Relação com a Percepção Pública de Ciência e o Engajamento Científico: um estudo de caso na comunidade do Complexo da Maré", de Gabriela Daniel Brandão, orientada por Kizi Araújo (LICTS) e Carla Silva Almeida (Museu da Vida/COC/Fiocruz), analisou "a percepção da ciência no Complexo da Maré, buscando identificar se/e de que forma a divulgação científica realizada na comunidade gerou impacto nessa percepção e no engajamento em pesquisa científica".
Com uma pesquisa exploratória quantiqualitativa na comunidade, com a amostra de participantes escolhida por conveniência, Gabriela observou que "os participantes demonstraram otimismo em relação a ciência, confiando em médicos e cientistas" e sua pesquisa evidenciou, dentre outros pontos, "a importância da divulgação científica acessível em comunidades vulneráveis, através de estratégias mais eficazes de comunicação e esforços contínuos para estreitar a relação entre a comunidade científica e a sociedade."
As defesas serão realizadas no Prédio Sede do Campus Maré da Fiocruz. Veja mais detalhes abaixo.
Título: Literacia digital em saúde e as práticas de consumo de informação e desinformação no contexto da pandemia por Covid-19
Aluna: Daiane Batista dos Santos de Almeida
Orientadora: Ana Luiza Braz Pavão (PPGICS/ICICT/FIOCRUZ)
Banca:
Titulares
Dr. Wilson Couto Borges (PPGICS/ICICT/FIOCRUZ)
Drª Rosane Aparecida de Sousa (RIMS/UFTM)
Suplentes
Drª Irene Rocha Kalil (PPGICS/ICICT/FIOCRUZ)
Drª Renata Pascoal Freire (PPGENF/UFSC)
Data: 29/02/2024 – Quinta-feira | Horário: 13h30
Local: Sala 402 – Prédio Sede Campus Maré
Resumo: De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o grande volume de informações favorece a desinformação e, geralmente, está associado a um assunto específico, podendo multiplicar-se exponencialmente em pouco tempo, como ocorreu durante a pandemia de Covid-19. Dentro deste cenário, temos a Literacia Digital em Saúde (eHealth Literacy), como instrumento fundamental no enfrentamento da desinformação sobre saúde na Internet.
Assim sendo, o objetivo desta dissertação é identificar práticas de consumo virtual de informação e desinformação em saúde, em um público maior de 18 anos, com acesso às redes sociais, bem como avaliar os níveis de Literacia Digital em Saúde desta população e sua associação com características sociodemográficas. Para isso, foi feito um estudo transversal, descritivo, com aplicação de questionário em formato on-line, cujas informações coletadas foram analisadas com cálculo de proporções e frequências, e seus respectivos intervalos de 95% de confiança, além da realização do teste qui-quadrado para identificar associações entre variáveis de exposição e desfecho, com nível de significância de 0,05.
A pesquisa sugere que a determinação social contribui na forma como se dará o acesso das pessoas aos serviços de saúde e que, quanto maior for a condição material do indivíduo, maiores são as chances de tomar decisões acertadas sobre a sua própria saúde. Além disso, constatou-se que pensar saúde digital é uma realidade concreta e que o desenvolvimento de estudos que incentivem a produção acadêmica brasileira sobre temas relacionados como a literacia digital e sobre a literacia para saúde corroboram na ampliação dessa agenda e se fazem necessários.
Título: Divulgação Científica e sua Relação com a Percepção Pública de Ciência o Engajamento Científico: um estudo de caso na comunidade do Complexo da Maré
Aluna: Gabriela Daniel Brandão
Orientadora: Kizi Mendonça de Araújo (PPGICS/ICICT/FIOCRUZ)
Segunda Orientadora: Carla da Silva Almeida (MV/COC/FIOCRUZ)
Banca:
Titulares
Dr. Josué Laguardia (PPGICS/ICICT/FIOCRUZ)
Dr. Fábio Castro Gouveia (IBICT/UFRJ)
Suplentes
Drª Bruna de Paula Fonseca e Fonseca (PPGICS/ICICT/FIOCRUZ)
Dr. Marcelo Borges Rocha (NUTES/UFRJ)
Data: 29/02/2024 – Quinta-feira | Horário: Horário: 14h
Local: Sala 410 – Prédio Sede Campus Maré
Resumo: A pandemia de Covid-19 trouxe a ciência ao foco de todas as conversas e veículos de comunicação. Em um momento em que a ciência desempenhava papel crucial na busca de informações e compreensão sobre a doença, processos científicos foram evidenciados e as divergências de opinião e pesquisas refutadas movimentaram bastante a sociedade gerando um impacto misto na percepção pública da ciência, destacando tanto sua importância quanto suas limitações e desafios.
Quando se trata de populações vulnerabilizadas, diante de uma emergência sanitária, as inequidades e disparidades ficam muito mais evidentes. Como essas comunidades são invisibilizadas e negligenciadas pelas prefeituras, as organizações não governamentais locais buscam apoio e formas de amenizar a situação da comunidade. Diversas organizações e coletivos se mobilizaram para informar e comunicar de forma clara e objetiva a população, auxiliando e orientando os moradores em diversas questões sociais e de saúde, conseguindo parcerias para o enfrentamento da pandemia. Diante disto, este trabalho teve como objetivo analisar a percepção da ciência no Complexo da Maré, buscando identificar se/e de que forma a divulgação científica realizada na comunidade gerou impacto nessa percepção e no engajamento em pesquisa científica. A metodologia envolve pesquisa exploratória quantiqualitativa na comunidade, com a amostra de participantes escolhida por conveniência.
Os participantes demonstraram otimismo em relação a ciência, confiando em médicos e cientistas. As conclusões ressaltam a importância da divulgação científica acessível em comunidades vulneráveis, através de estratégias mais eficazes de comunicação e esforços contínuos para estreitar a relação entre a comunidade científica e a sociedade. A pesquisa contribui para o entendimento da percepção pública de ciência, evidenciando a eficácia da divulgação científica na promoção do engajamento comunitário em pesquisas.
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