ICICT | Fiocruz
Published on ICICT | Fiocruz (https://www.icict.fiocruz.br)

Início > Fiocruz participa do lançamento do Mapa Colaborativo dos Movimentos Sociais

Você está aqui: Início [1] » Arquivo de notícias [2] » Fiocruz participa do lançamento do Mapa Colaborativo dos Movimentos Sociais

Fiocruz participa do lançamento do Mapa Colaborativo dos Movimentos Sociais

por
Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz, com informações do Ministério da Saúde
,
13/09/2024

Mesa de abertura do lançamento do Mapa Colaborativo
Lançamento do MapaMovSaúde / Foto: Matheus Damascena/MS

Com o objetivo de tornar o Sistema Único de Saúde (SUS) mais participativo e próximo dos movimentos sociais, o Ministério da Saúde lançou, nesta quinta-feira (12/9), o Mapa Colaborativo dos Movimentos Sociais em Saúde (MapaMovSaúde) [3] e os primeiros conteúdos da plataforma. O Mapa permitirá que movimentos sociais, entidades populares e organizações da sociedade civil se reconheçam, contem suas histórias, compartilhem memórias, afirmem identidades, valorizem seus territórios e vocalizem demandas e necessidades de saúde.

Parceria entre o Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) e a Fiocruz, por meio do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Icict), a iniciativa foi lançada durante a 17ª Conferência Nacional de Saúde, em julho de 2023, e agora se concretiza na internet. Até o momento, mais de 500 movimentos sociais já estão no cadastro do Mapa.

O evento foi realizado na sede da Organização Pan-Americana e Saúde (OPAS/OMS), em Brasília. Participaram da mesa de abertura o ministro de Estado Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo; o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Swedenberger Barbosa; o coordenador de Sistemas e Serviços de Saúde da OPAS, Júlio Pedrosa; o presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto; o representante do movimento social Frente Pela Vida, Túlio Franco; e o diretor do Icict, Rodrigo Murtinho, representando o presidente da Fiocruz, Mario Moreira. “A Fiocruz está comprometida com esse projeto e com o fortalecimento do controle social e o avanço no processo de democratização do acesso à saúde”, afirmou Murtinho. “O Mapa se junta a um ecossistema de plataformas que têm o objetivo de democratizar o acesso à informação, promover o controle social e combater a desinformação”.

"O Mapa é um símbolo importante da retomada da participação social no nosso país. É mais um instrumento que chega para ajudar na definição e consolidação das políticas públicas de saúde", celebrou o ministro Márcio Macêdo.

Rodrigo Murtinho, diretor do Icict/Fiocruz

Rodrigo Murtinho, diretor do Icict/Fiocruz / Foto: Matheus Damascena/MS

A ministra da Saúde foi representada no evento pelo secretário-executivo, Swedenberger Barbosa. Ele destacou a importância da participação dos movimentos sociais nos avanços das políticas públicas. “A escuta e a colaboração direta são fundamentais. Não é possível fazer as políticas públicas avançarem e garantir os direitos de cidadania à população sem a colaboração dos movimentos sociais”, ressaltou Barbosa.

Para Túlio Franco, representante do movimento Frente pela Vida e membro do Conselho de Participação Social da Presidência da República, o Mapa fortalecerá as políticas públicas de saúde. "Já há um grande esforço do governo nesse sentido. Em janeiro de 2023, o Conselho de Participação Social foi reativado, assim como o fórum de conselhos. O Conselho Nacional de Saúde, que abriga o controle social do SUS, realizou a Conferência Nacional de Saúde com sete mil participantes. O Mapa será um espaço de registro, memória e encontros, essencial para fortalecer a participação social na saúde", destacou Franco.

Durante o lançamento houve uma apresentação do funcionamento da plataforma, que utiliza o software livre MediaWiki, o mesmo da Wikipédia, permitindo que os movimentos sociais criem seus próprios cadastros. Ali, eles podem compartilhar histórias, demandas de saúde, fotos, vídeos e informações de contato, como sites e perfis em redes sociais. Através de ferramentas de georreferenciamento, será possível identificar as áreas de atuação dessas entidades e organizações.

A assessora especial de participação social e diversidade do Ministério da Saúde, Lucia Souto, reforçou que a ferramenta desempenha um papel fundamental no fortalecimento e amplificação das iniciativas dos movimentos sociais, promovendo redes colaborativas e participativas. Segundo ela, o MapaMovSaúde se firma como estratégia digital de articulação e visibilidade.

“O Mapa tem como objetivo dar visibilidade aos movimentos sociais em saúde espalhados por todo o Brasil, que são protagonistas na construção e na defesa do direito universal à saúde. A proposta é responder, de forma articulada, às questões sobre o território que temos e o que queremos, integrando as políticas públicas essenciais, com participação social e educação popular”, ressaltou Lucia.

 

O que é e como funciona o Mapa

O MapaMovSaúde é uma plataforma online que permite que movimentos sociais registrem e atualizem suas histórias e demandas de saúde, utilizando fotos, vídeos e informações de contato. Os movimentos se identificam no mapa do Brasil por meio de ferramentas de georreferenciamento, destacando suas lutas e iniciativas. Além disso, a ferramenta produzirá notícias e conteúdos audiovisuais baseados na produção dos próprios movimentos, promovendo autonomia e colaboração.

📌Clique aqui para colaborar com a plataforma [4]

 

▶️ Assista à transmissão do evento de lançamento:

 

 

 

  • Compartilhar [5]

Assuntos relacionados

[6]

9º CSHS: Icict participa de atividade do Mapa Colaborativo dos Movimentos Sociais em Saúde [6]

Rodrigo Murtinho participou da roda de conversa, promovida pela Assessoria de Participação Social e Diversidade do Ministério da Saúde

[7]

17ª CNS: Icict participa de lançamento do Mapa Colaborativo dos Movimentos Sociais em Saúde [7]

Plataforma interativa é uma iniciativa do Ministério da Saúde e conta com a parceria do Instituto

Para saber mais

📷 Galeria de fotos (Ministério da Saúde) [8]
📷 Galeria de fotos (Conselho Nacional de Saúde) [9]

Source URL:https://www.icict.fiocruz.br/content/fiocruz-participa-do-lancamento-do-mapa-colaborativo-dos-movimentos-sociais

Links
[1] https://www.icict.fiocruz.br/../.. [2] https://www.icict.fiocruz.br/arquivo-de-noticias [3] https://mapamovsaude.net.br/index.php/P%C3%A1gina_principal [4] https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScKy4I5ZHNM5lhDOxADNdPKNP_wQFGOqfOG9UFMmnBc3cV-DA/viewform [5] https://www.facebook.com/sharer.php?u=https%3A%2F%2Fwww.icict.fiocruz.br%2Fprint%2F8467 [6] https://www.icict.fiocruz.br/node/7990 [7] https://www.icict.fiocruz.br/node/7787 [8] https://www.flickr.com/photos/ministeriodasaude/albums/72177720320276181/ [9] https://www.flickr.com/photos/conselhonacionalsaude/albums/72177720320294294/