Arte: Vera Fernandes sobre frame do vídeo "Xawara e saúde", da VideoSaúde Distribuidora
Em Roraima, no Norte do Brasil, o povo originário Yanomami vive em meio a uma emergência humanitária e epidemiológica causada pelo avanço do garimpo ilegal. O documentário “Xawara e Saúde”, realizado em 2023, acompanhou as ações de assistência à saúde contra a “xawara” (doença), com depoimentos de lideranças indígenas e profissionais de saúde em meio à crise de sanitária yanomami e registrando a atuação, pela primeira vez de forma ampla no SUS, dos gestores de saúde coletiva indígena.
Ainda, o documentário “Sala Lilás” apresenta a prática ministrada pelo Projeto Arte Viva, no município de Mangaratiba, na Costa Verde do Rio de Janeiro. A prática foi premiada pela curadoria do IdeiaSUS por se destacar na assistência integral a mulheres e grupos vulneráveis vítimas de violência, por um sistema em rede que integra as secretarias de saúde, assistência social, educação e segurança.
A resposta à emergência sanitária na terra indígena Yanomami invadida pelo garimpo. O documentário registra as ações de assistência à saúde contra a xawara (epidemias) com imagens e depoimentos de lideranças indígenas e profissionais de saúde.
Por meio de uma rede que opera na assistência aos grupos vulneráveis, a Sala Lilás, que fica localizada dentro do principal hospital do município de Mangaratiba, no Rio de Janeiro, acolhe e atende vítimas de violência doméstica, muitas delas mulheres. O documentário compartilha relatos de usuárias e profissionais de saúde que demonstram a força da prática, do acolhimento e do atendimento humanizado.