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Campanhas de vacinação no Instagram do Ministério da Saúde são tema de defesa de mestrado

por
Assessoria de Comunicação do Icict Fiocruz
,
20/05/2025

Arte: Vera Fernandes (Ascom/Icict)

A aluna do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS), Erika Guedes Farias, da Fiocruz, defenderá, na terça-feira, 27 de maio, a dissertação de mestrado “O FIM DA PICADA? Narrativas e produção de sentidos a partir de campanhas de vacinação no Instagram”, na qual investiga “as narrativas encontradas nos circuitos comunicacionais de campanhas de vacinação produzidas pelo Ministério da Saúde (MS), e publicadas em seu perfil no Instagram”, com o objetivo de analisar aquilo que emerge das publicações e os sentidos socialmente produzidos, a partir das informações circulantes e apropriadas pelos seus seguidores, em um cenário contemporâneo de hesitação vacinal”.

Tendo como orientadores Daniela Muzi e Wilson Borges (segundo orientador), ambos do programa de pós-graduação do Icict, Erika afirma dentro das suas conclusões que, “mesmo em governos progressistas e comprometidos com o aumento dos índices vacinais, ainda é necessário reforçar as práticas do dialogismo e interlocução nas ações comunicacionais, para que os contextos sociais possam ser considerados e respeitados, e para que se possa romper com um formato campanhista que permanece em atividade, mesmo diante de novos formatos de comunicação propiciados pelo avanço da midiatização.”

Veja os detalhes abaixo.
 

Defesa de Dissertação de Mestrado

Título: O FIM DA PICADA? Narrativas e produção de sentidos a partir de campanhas de vacinação no Instagram

Aluna: Erika Guedes Farias

Orientadora:  Daniela Muzi (PPGICS/Icict/Fiocruz)

Segundo orientador: Wilson Couto Borges (PPGICS/Icict/Fiocruz)
 
Banca:
Titulares
•    Dra. Pâmela Araújo Pinto (PPGICS/Icict/Fiocruz)
•    Dra. Marina Ramalho e Silva (PPGDC/COC/Fiocruz)
•    Dra. Flávia Clemente de Souza (PPGMC/UFF)
  
Suplentes
•    Dra. Izamara Bastos Machado (PPGICS/Icict/Fiocruz)
•    Dr. Pablo Ricardo Monteiro Dias (PPGCOMPro/UFMA)
 
Data: 27/05/2025 – 3ª feira | Horário: 9h
 
Local: Sala 402 – Prédio Sede Campus Maré
 
Resumo: Esta dissertação investiga as narrativas encontradas nos circuitos comunicacionais de campanhas de vacinação produzidas pelo Ministério da Saúde (MS), e publicadas em seu perfil no Instagram. O objetivo é analisar aquilo que emerge das publicações e os sentidos socialmente produzidos, a partir das informações circulantes e apropriadas pelos seus seguidores, em um cenário contemporâneo de hesitação vacinal.

Buscou-se diagnosticar como o campo da Comunicação e Saúde tem se transformado ao longo do último século; o quanto a midiatização profunda (Hepp, 2020) vivenciada atualmente influencia a circulação de informações e memórias, que fundamentam os sentidos produzidos; como determinadas percepções atravessam o tempo e são trazidos à tona por meio das escolhas enunciativas; além de descrever o dialogismo e a interlocução que tem havido entre o MS e a sociedade. Para isso, foi desenhada uma matriz analítica, na qual quatro marcos definiram um recorte temporal que originou a seleção de 15 postagens do MS, de uma amostragem inicial de 106.

Com auxílio da ferramenta exportcomments.com, foram coletados 10.307 comentários, que a partir de uma seleção de temáticas que fornecessem melhores substratos analíticos à questão do receio/recusa vacinal, foram reduzidos a um corpus de 165 comentários. As publicações e os comentários passaram por uma análise de dupla camada, sendo a primeira delas, voltada às questões resultantes da midiatização e das particularidades das mídias sociais; e a segunda, pelo instrumental da Narratologia, a partir do aspecto da memória que é convocada nas narrativas, diante do que se quer trazer à luz ou deixar à sombra (Ricoeur, 2007).

Como resultados, foram destacados aspectos que apontam o caráter cíclico de comportamentos que retornam a partir de memórias culturais, como por exemplo, os acontecimentos que serviram como pano de fundo para a Revolta da Vacina, em 1904; o papel da imprensa e/ou da industrial cultural na construção do medo e na circulação de sentidos; a disputa sobre o que é científico e sobre seu caráter mutável; o peso de discursos proferidos por líderes políticos; ou o quanto sentimentos envolvidos com outras epidemias/pandemias podem retornar. No que tange ao que preconiza o campo da Comunicação e Saúde, notou-se uma manutenção de um formato comunicativo que permanece instrumentalizando a comunicação à serviço da saúde, tornando este fluxo verticalizado e unidirecional.

Como resultado, constatou-se uma marginalização de grupos que temem os efeitos colaterais de determinados imunizantes, como “aqueles que acreditam em informações absurdas” e “disseminam fake news”. Diante desses resultados, concluiu-se que, mesmo em governos progressistas e comprometidos com o aumento dos índices vacinais, ainda é necessário reforçar as práticas do dialogismo e interlocução nas ações comunicacionais, para que os contextos sociais possam ser considerados e respeitados, e para que se possa romper com um formato campanhista que permanece em atividade, mesmo diante de novos formatos de comunicação propiciados pelo avanço da midiatização. Em suma, a pesquisa reforça que, para que o indivíduo possa ser legitimado nas ações comunicacionais, e para que a comunicação como um direito possa ser, de fato, estabelecida, a interface com a população precisa ser respaldada pelos princípios do SUS – o que requer troca e escuta.

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Para saber mais

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Informação e Comunicação em Saúde - PPGICS [4]
Programa de Pós Graduação em Mídia e Cotidiano – PPGMC [5]
Programa de Pós-Graduação em Comunicação - Modalidade Profissional - PPGCOMPro [6]

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