Esse é um ano especial para o Icict. O programa de ensino do instituto, iniciado em 1993 com um curso de aperfeiçoamento em comunicação, chega aos 20 anos formando a primeira turma de doutorado do Programa de Pós-graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS), além de somar horas de treinamentos, aperfeiçoamentos e atualizações, nas modalidades presencial e a distância. Nesse rico e diversificado rol, destacam-se as especializações lato sensu, bem como as cinco modalidades de cursos para treinamento de pessoal qualificado para atuação em bancos de leite humano.
Pela importância das ações do ensino do Icict nos últimos 20 anos, a Inova Icict traz, em destaque, a palestra de abertura do ano letivo, em que foram debatidas as ações públicas para a mitigação do uso do crack no país. Um rico seminário reuniu o coordenador da pesquisa nacional sobre crack, Francisco Inácio Bastos, pesquisador do Laboratório de Informação em Saúde (Lis/Icict), como também o jornalista Caco Barcellos, entre outros. A edição traz uma entrevista exclusiva com Francisco Inácio falando sobre a pesquisa, cujos resultados parciais foram recentemente lançados pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça (Senad/MJ).
A edição comemorativa também celebra os 25 anos da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz, pólo de guarda e difusão de audiovisuais em saúde. Ao longo de um quarto de século, o acervo da Distribuidora, antes modesto, foi se tornando referência e fonte de pesquisa e de informação audiovisual para o campo da saúde pública. Hoje, o banco de dados reúne um conjunto com mais de sete mil títulos de diversos segmentos sociais, regiões do país e produções estrangeiras, consultado por mais de três mil usuários cadastrados, por meio do Banco de Recursos Audiovisuais em Saúde (Bravs), com acesso on-line. Os interessados podem, na maior parte dos casos, assistir a um vídeo, fazer empréstimo e até solicitar cópias. Outra atividade para celebrar os 25 anos da Distribuidora é o lançamento do edital do Selo Fiocruz Vídeo, aberto até 1º de novembro. São oferecidos R$ 650.600,00 para apoio à produção de dois vídeos de 7 a 22 minutos, no gênero animação; dois vídeos de 22 a 26 minutos no gênero documentário e um vídeo de 50 a 52 minutos no gênero documentário.
Partícipe de grandes inquéritos nacionais de saúde, o Icict também inova, em 2013, ao protagonizar a Pesquisa Nacional de Saúde, coordenada pela pesquisadora do Lis Célia Landmann, em parceria com o Ministério da Saúde e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tema da página 36. Com trabalho de campo iniciado em agosto, além de visitas a domicílios em todo o Brasil para a realização de entrevistas, também fazem parte da PNS a aferição de medidas físicas e a coleta de sangue e urina dos indivíduos. A coleta das amostras clínicas será feita por profissionais ligados a laboratórios privados contratados para esse fim, enquanto as entrevistas serão realizadas por pesquisadores do IBGE, que estão em treinamento desde o fim de julho. Cerca de 20 mil pessoas deverão ser submetidas aos exames, dos 80 mil domicílios pesquisados, em 1.600 municípios brasileiros.
A Inova Icict ainda traz uma entrevista com o diretor do Icict, Umberto Trigueiros, reeleito em maio para o quadriênio 2013-2017. Testemunha de um período violento e sombrio da história do país, a ditadura militar, Umberto é também símbolo da luta pela redemocratização do país e pelo direito universal à saúde, incluído como um dos princípios do Sistema Único de Saúde, que comemora 25 anos em 2013. Na entrevista, Umberto avalia sua gestão pontuando ações que mercerão um olhar especial da direção, como o Observatório de Saúde na Mìdia, tema de outra reportagem, destaque da página 20.
Para finalizar, a edição apresenta um balanço do Portal Fiocruz, que em maio deste ano completou 12 meses de funcionamento, em nova plataforma tecnológica e com inúmeras funcionalidades. As estatísticas comprovam que a renovação fez muito bem à página oficial na Fundação na internet. Confira esta e outras informações na Inova Icict 2013.2. Boa leitura!