Será realizado, em São Paulo, entre os dias 28 a 30/11, o III Festival Games for Change America Latina, um evento anual sobre games, promovido pela rede internacional “Games for Change”, com a participação de pesquisadores e ativistas do Brasil e do exterior, como Gilson Schwartz, Francisco Tupy, ambos da USP, Asi Burak, presidente mundial da Games for Change e, o desenvolvedor Jörg Hofstätter, da Áustria. Em paralelo ao Festival, ocorrerá também o Seminário Iconomia e Games for Change 2013, no dia 28/11.
O designer do Icict Marcelo de Vasconcellos, que também é coordenador do projeto “Jogo digital para comunicação em saúde”, do Programa de Indução à Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (PIPDT), do Icict, participará em duas mesas, no dia 28, “Games, Educação, Saúde e Sociedade” e no dia 29/11, “Games na saúde e participação social e política”.
O Festival inclui palestras, debates, oficinas e teste de games como Ludwig e Conflitos Globais, também distribuído pela Cidade do Conhecimento e premiado em 2009 como projeto inovador pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.
As palestras e debates estão organizadas tematicamente em três trilhas que ocorrerão simultaneamente: Impacto, Aprendizagem e Inovação. Na trilha “Impacto” os convidados discutirão os vícios e virtudes dos games e das novas interfaces narrativas da cultura digital, seus efeitos e riscos em áreas como saúde, ativismo político, empreendedorismo, transformação de mercados e modelos de publicidade. Professores, pesquisadores, game designers e ativistas do Brasil e do exterior participam desta trilha.
Na trilha de Aprendizagem, o foco será o uso de games na área de Educação e como a nova era lúdica pode contribuir para engajar e envolver alunos de diferentes idades e níveis escolares.
A relação entre games e aprendizagem poderá ser vivenciada pelos participantes em sessões de teste dos games nos laboratórios da ECA. O destaque é o jogo austríaco Ludwig, que será lançado no Festival com a presença do desenvolvedor, Jörg Hofstätter.
Na trilha voltada para Inovação as discussões vão girar em torno da relação entre games e mudanças de paradigma na produção e consumo de tecnologia. A importância de simuladores para a inovação em campos como segurança, defesa e finanças também será tema de várias palestras e debates. Finalmente, as mudanças no campo da dramaturgia, o surgimento de novas formas narrativas e a convergência entre games e diferentes suportes audiovisuais como cinema e televisão serão discutidas na trilha de inovação.
Além das trilhas, do teste de games em laboratório e da game jam, os participantes terão acesso a oficinas práticas de criação de games.
Outras informações poderão ser obtidas no site de Seminário ou na Cidade do Conhecimento, da USP, telefone (11) 3091-4305, e-mail schwartz@usp.br [3], nos sites Cidade do Conhecimento e Games for Change e no Facebook, Games for Change América Latina.
Links
[1] https://www.icict.fiocruz.br/../..
[2] https://www.icict.fiocruz.br/arquivo-de-noticias
[3] mailto:schwartz@usp.br
[4] https://www.facebook.com/sharer.php?u=https%3A%2F%2Fwww.icict.fiocruz.br%2Fprint%2F988
[5] http://www.gamesforchange.org.br
[6] https://docs.google.com/spreadsheet/ccc?key=0AlHxdDkkUDpYdFZ3ekxKREs2eFZuQW5uMGpQb01aeUE#gid=0
[7] http://www.cidade.usp.br/