VideoSaúde: programação de setembro destaca saúde do idoso e papel das mulheres na ciência

No mês de setembro, a VideoSaúde vai destacar duas datas importantes do calendário da saúde, o Dia Nacional do Idoso (27/09) e o Dia Mundial do Coração (29/09). Os documentários ‘A beleza do crepúsculo’ e ‘Corações paraibanos’ terão esse papel. Em ‘A beleza do crepúsculo’, os personagens compartilham memórias e experiências trazendo os desafios e perspectivas em face do envelhecimento. Em ‘Corações paraibanos’, uma equipe multiprofissional visita o interior da Paraíba para detectar possíveis cardiopatias e capacitar profissionais locais. 

A programação também traz as mulheres em pauta com os depoimentos de pesquisadoras na série ‘Mulheres na Fiocruz: Trajetórias’, e ‘Repórter Fiocruz – Mulheres e Meninas na Ciência 2020’, registro das atividades em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência (11/02). 

No documentário ‘Bem-Te-Vi’, os trabalhadores da Fundação Estatal Saúde da Família (Fesf-SUS), na Bahia, apresentam boas práticas e ações humanizadas e fechando o mês o filme ‘O Diagnóstico’, que mostra, por meio da vida de Lídia, as diferentes dimensões que o agrotóxico causa nos planos individual e coletivo. 

O Programa VideoSaúde vai ao ar às segundas-feiras, às 22h30, pelo Canal Saúde, com diferentes reprises ao longo do mês.

07/09, segunda-feira, 22h30:
Série ‘Mulheres na Fiocruz: Trajetórias - Maria da Luz Fernandes Leal e Yara Maria Traub-Cseko’


A série ‘Mulheres na Fiocruz: Trajetórias’ é dedicada às pesquisadoras que deram importantes contribuições para a instituição, para a ciência e para a saúde no Brasil.  Neste episódio é apresentado o percurso de Yara Maria Traub-Cseko, reconhecida por seus estudos sobre a leishmaniose visceral e Maria da Luz Fernandes Leal, cientista atuante na erradicação da poliomielite no Brasil.

Reprises:
09/09, quarta, às 22h30
11/09, sexta, às 22h30
13/08, domingo, às 21h30

14/09, segunda-feira, 22h30: 
Série ‘Mulheres na Fiocruz: Trajetórias - Liléia Gonçalves Diotaiuti’ | ‘Repórter Fiocruz – Mulheres e Meninas na Ciência 2020’

Série ‘Mulheres na Fiocruz: Trajetórias – Liléia Gonçalves Diotaiuti’
Este episódio da série é dedicado à pesquisadora Liléia Gonçalves Diotaiuti (Fiocruz Minas), com estudos voltados para a área de Parasitologia.

‘Repórter Fiocruz – Mulheres e Meninas na Ciência 2020’
O dia 11 de fevereiro é reconhecido como o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. Para comemorar esse dia, a Fundação Oswaldo Cruz planejou atividades visando debater a equidade e representatividade de gênero na área científica. As atividades se estenderam por várias unidades regionais. No Rio de Janeiro, estudantes do ensino médio de escolas públicas realizaram uma rodada de visitas às instalações da Fiocruz.

Reprises:
16/09, quarta, às22h30
18/09, sexta, às 22h30
20/09, domingo, às 21h30

21/09, segunda-feira, 22h30:  
Bem-Te-Vi

O documentário retrata a ação dos trabalhadores da Fesf-SUS, na Bahia, apresentando boas práticas e ações humanizadas que mostram um SUS que dá certo. As filmagens ocorreram em unidades de saúde e casas de pacientes em diversas localidades, retratando serviços sob a gestão compartilhada com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia.

Reprises:
23/09, quarta, às22h30;
25/09, sexta, às 22h30
27/09, domingo, às21h30;

28/09, segunda-feira, 22h30:
‘A beleza do crepúsculo’| ‘Corações paraibanos’

‘A beleza do crepúsculo’
A vida dos moradores do Morro do Dendê, no Rio de Janeiro, é retratada nesse documentário, onde falam sobre o envelhecimento, compartilham as perspectivas sobre vida e morte, saudades, alegrias e memórias. Trata-se de um convite à reflexão acerca da complexidade e subjetividade do envelhecimento.

Corações paraibanos
O documentário acompanha a Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba em uma caravana realizada anualmente por 13 cidades do interior do estado. Com uma equipe multiprofissional, os objetivos da iniciativa são detectar possíveis cardiopatias e capacitar profissionais locais. 

Reprises:
30/09, quarta, às22h30;
02/10, sexta, às 22h30
04/10, domingo, às21h30;

29/09, terça –feira, 23h:
‘O Diagnóstico’ - Programa VideoSaúde Especial 


Para fazer um filme sobre os Correios, conte a história de uma carta. Em ‘O diagnóstico’ temos uma lógica parecida. Por meio da vida de Lídia, acompanha-se o impacto dos agrotóxicos no âmbito individual e coletivo. A história é de uma mulher, mas é também a história de milhões de brasileiros e do sistema de saúde. 

Reprise:
01/10, quinta-feira, 23h                           

Imagens: VideoSaúde/Divulgação

Assuntos relacionados

Olhares sobre a Covid-19: VideoSaúde estreia 40 filmes que registram a pandemia e seus desafios

Mostra online é lançada no Dia Nacional da Saúde e fica disponível no Portal Fiocruz. Parte do acervo tem medidas de acessibilidade

VideoSaúde - Distribuidora da Fiocruz

Polo de guarda, produção e disseminação de materiais audiovisuais em saúde. Oferece, ainda, serviço de copiagem em DVD dos vídeos licenciados de seu acervo

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS