Análise de Redes Sociais é tema de especialização na Fiocruz

por
Rosinalva Souza & Graça Portela
,
08/01/2016

Com o tema Análise de Redes Sociais, o curso de especialização em Informação Científica e Tecnológica em Saúde – ICTS 2016, oferecido pelo Ensino do Icict/Fiocruz, está com as inscrições abertas.

Ao todo, estão sendo oferecidas 15 vagas e o curso é voltado para profissionais que atuam nas áreas de produção, organização, análise e disponibilização de informação científica e tecnológica em saúde, e com as tecnologias a elas associadas.

A edição de 2016 do ICTS mantem como fundamentação teórico conceitual os quatro eixos que norteiam o curso: Acesso, Organização, Comunicação e Usos e Aplicações da Informação Científica e Tecnológica.

O modelo pedagógico do curso está estruturado nos seguintes módulos:

  • Usos e aplicações da ICTS (60h): discute o papel e a função da ICTS no campo da saúde e sua representação por meio das redes sociais, em diversos contextos de políticas e de práticas, particularmente na lógica do SUS. A gestão da informação e a informação para a inovação. Análise de redes no apoio à gestão da informação e orientação de políticas públicas.
  • Acesso à ICTS (75h): os diferentes espaços de produção de ICTS em saúde. As diferentes tipologias documentais e as diferentes linguagens. Estratégias de busca e recuperação da informação.
  • Organização da ICTS (150h): A organização da informação em seu duplo aspecto conceitual e tecnológico. Representação e linguagens documentárias. Modelos, tipos e estruturas de redes. Infra-estrutura tecnológica, softwares e aplicativos.
  • Comunicação na ciência e para a saúde (45h): a função social da ciência e o compromisso com as demandas sociais. Análise da colaboração científica por meio de redes. O livre fluxo da ICTS como estratégia para a equidade em saúde e como guia para as políticas públicas. Do conhecer ao fazer: o movimento do conhecimento em busca de seu melhor uso no SUS.

A especialização, que é gratuita, é coordenada pelas pesquisadoras Maria Cristina Soares Guimarães, Rosana Abdala Lins e Rosinalva Alves de Souza, e tem carga horária total de 360 horas, que serão ministradas de segunda-feira à quinta-feira, durante uma semana por mês, em período integral, das 9h às 17h. As aulas começarão no dia 28/03/2016 e serão encerradas em dezembro/2016.

As inscrições estarão abertas no período entre 08 de janeiro a 12 de fevereiro de 2016, (até às 23h59min) pelo site da Plataforma SIGA (www.sigals.fiocruz.br), seguindo os links: inscrição > presencial > especialização > Icict > Informação Científica e Tecnológica em Saúde – 2016/Sede. O candidato deverá seguir as orientações disponíveis no link e efetuar sua inscrição.

Informações como o cronograma de inscrição e realização das provas, a documentação solicitada e outros assuntos, podem ser obtidas no edital publicado ao lado.

Para quaisquer dúvidas, entrar em contato com a Gestão Acadêmica do Icict, que fica na Av. Brasil, 4.036, sala 210, no Prédio da Expansão do Campus, em Manguinhos (Rio de Janeiro) no horário de 9h as 16h, ou pelo telefone (21) 3882-9033 e e-mail gestaoacademica@icict.fiocruz.br

 

Comentar

Image CAPTCHA
Digite os códigos da imagem acima.

Arquivos para download

ICTS 2016 - Chamada Pública

A edição de 2016 do ICTS terá como tema Análise de Redes Sociais, mantendo como fundamentação teórico conceitual os quatro eixos que norteiam o curso: Acesso, Organização, Comunicação e Usos e Aplicações da Informação Científica e Tecnológica.

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.