De olho no futuro da Saúde Pública brasileira

por
Bel Levy (Portal Saúde Amanhã/Icict)
,
27/06/2015

A rede Brasil Saúde Amanhã, inciativa da Fiocruz que articula a prospecção estratégica do futuro do sistema de saúde brasileiro, apresenta nesta segunda-feira (29/6), o seu novo portal na internet: www.saudeamanha.fiocruz.br. A plataforma, em versão revista e atualizada, disponibiliza gratuitamente os cinco volumes do livro “A Saúde no Brasil em 2030: Prospecção Estratégica do Sistema de Saúde Brasileiro”, além de relatórios técnicos, de pesquisa e textos para discussão que atualizam o público sobre o andamento do projeto, que trabalha com o horizonte móvel de 20 anos.

“Nosso objetivo com o portal Saúde Amanhã é dar visibilidade à rede de pesquisa Brasil Saúde Amanhã e disponibilizar ao público os resultados dos estudos desenvolvidos por pesquisadores de todo o Brasil, de diferentes instituições e áreas do conhecimento. Analisamos desde as tendências demográficas e epidemiológicas da população e os desafios impostos pelo cenário econômico global até os entraves para efetivar a regionalização e a equidade do sistema de saúde brasileiro em médio e longo prazo”, apresenta o coordenador executivo da rede Brasil Saúde Amanhã, o pesquisador José Carvalho de Noronha. Todo esse conhecimento é disponibilizado, também, por meio de entrevistas com os pesquisadores colaboradores da rede, publicadas toda segunda-feira na seção Saúde Amanhã em Pauta.

O portal Saúde Amanhã disponibiliza, ainda, um Visualizador Cartográfico Interativo, que permite identificar e observar os principais pólos de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), considerando diversos serviços de saúde de média e alta complexidade, além de transplantes e serviços de apoio à diagnose. Elaborado a partir de informações do DataSUS para o período 2010-2012, a ferramenta também auxilia a visualização dos fluxos de usuários em busca de atendimento, evidenciando os principais municípios que demandam serviços de saúde, bem como os que mais são mais demandados. 

Os mapas procuram relacionar o destino e a origem dos atendimentos no SUS, além de apontar possíveis pólos e redes de atendimento, segundo procedimentos analisados. Os fluxos apresentados evidenciam o deslocamento da população em busca de assistência e os principais locais requisitados, dependendo do nível de complexidade e da oferta disponível.  As informações obtidas podem ser exportadas para qualquer outro programa de análise de dados, garantindo a democratização do acesso à informação. 

Prospecção estratégica do futuro

Desenvolvido no Icict/Fiocruz, o projeto tem o apoio do Ministério da Saúde. Em sua primeira fase, em 2012 e 2013, com a colaboração da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE) e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a iniciativa gerou a publicação do livro “A Saúde no Brasil em 2030: Diretrizes para a Prospecção Estratégica do Sistema de Saúde Brasileiro”, disponível no portal SciELO. Para o segundo semestre de 2015 está previsto o lançamento de mais três volumes: "Brasil Saúde Amanhã: População, Economia e Gestão"; "Brasil Saúde Amanhã: Complexo Econômico Industrial da Saúde"; e "Brasil Saúde Amanhã: Organização dos Cuidados em Saúde”.

Para analisar as diversas tendências que modelam o futuro do sistema de saúde no Brasil, a niciativa dedica-se à prospecção estratégica de três cenários distintos:  otimista e possível; pessimista e plausível; e inercial e provável. Cada um destes cenários leva em conta eixos temáticos preponderantes para o sistema de saúde e suas tendências no horizonte dos próximos 20 anos: Desenvolvimento e Saúde, População e Saúde, Condicionantes da Saúde, Organização do Sistema de Saúde, Financiamento Setorial, Complexo Econômico e Industrial da Saúde e Prospecção Estratégica em Saúde.

“Prospectar o futuro significa analisar o presente e as consequências das diferentes ações políticas que podem ser tomadas neste contexto, em curto, médio e longo prazo”, aponta o coordenador executivo da rede Brasil Saúde Amanhã, o pesquisador José Carvalho de Noronha. Ele explica que, como uma rede de pesquisa multidisciplinar, a iniciativa aborda o futuro da Saúde no Brasil a partir de perspectivas diversas e complementares. “A proposta é identificar os caminhos possíveis e as políticas públicas necessárias para viabilizar e fortalecer o SUS como um sistema de saúde universal, público, gratuito e de qualidade”, conclui.

Para o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, a iniciativa marca um avanço da Fundação no campo da prospecção estratégica de futuro. “É um tema inovador e desafiador que precisa ser explorado em rede por pesquisadores e instituições. Isso é fundamental para que o setor Saúde participe ativamente do debate sobre o projeto de país que queremos”, afirma.

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Portal Saúde Amanhã lança série de entrevistas sobre o sistema de saúde

Entrevista com Walter Ramalho (UnB), cobertura da palestra de Venkat Raman e podcast com José Noronha são algumas das novidades

Portal Saúde Amanhã traz cenários para prospecção da saúde no Brasil

Portal desenvolvido no Icict foi lançado na semana de aniversário dos 114 anos da Fiocruz

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS