Excelência e desafios na gestão da Informação com foco na saúde pública

por
Daniela Lessa
,
12/05/2016

Responsável pela gestão de bibliotecas tracionais e de uma série de sistemas e observatórios virtuais antenados com o futuro, o setor de Informação do Icict contribui para a saúde pública ao armazenar, analisar e disponibilizar dados de forma organizada para uso do SUS, da comunidade científica, de estudantes e dos cidadãos.

A excelência do instituto no campo da Informação é expressa em projetos como o Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (Rebec), uma plataforma virtual de acesso livre para registro de estudos clínicos envolvendo seres humanos. “Antes não existia uma plataforma nacional para esses registros e o pesquisador brasileiro tinha que mandar as informações para bases fora do país; agora, não só existe o Rebec, como a Anvisa exige a inserção dos dados das pesquisas nessa plataforma”, observa o diretor da unidade, Umberto Trigueiros.

No mesmo sentido está o Proqualis, cujo objetivo é ser um programa sentinela referente à qualidade e segurança do paciente para contribuir com o aperfeiçoamento das práticas de saúde. “Esse é um exemplo claro do uso da informação a serviço da saúde”, destaca Trigueiros, ao explicar que o Proqualis reúne e disponibiliza em seu site protocolos, procedimentos e normas de atendimento praticados em hospitais de referência para uso de toda a comunidade médica.

O instituto também tem fôlego para atender demandas urgentes de informação. O exemplo citado pelo diretor da unidade é a biblioteca temática Aedes Informa, cuja construção demandou um trabalho célere de revisão bibliográfica para selecionar referências de artigos científicos sobre zika, chikungunya, dengue, microcefalia, aedes aegypti e arboviroses publicados em várias plataformas. O objetivo foi concentrá-las em uma única ferramenta tecnológica, a base Zotero, e colocá-las à disposição imediata de pesquisadores, profissionais de saúde, estudantes etc.

Ao longo de seus 30 anos, portanto, o Icict vem fazendo jus ao nome e produzindo comunicação e informação científica e tecnológica em saúde por meio de diversas iniciativas nos seus setores profissionais e nos laboratórios de pesquisa em Informação e Saúde (Lis), em Informação Científica e Tecnológica em Saúde (LICTS) e Comunicação em Saúde (Laces), além de passar o conhecimento adiante por meio do seu programa de pós-graduação.

Para o futuro, entretanto, há mais desafios. Trigueiros aponta a necessidade de se promover o acesso às bibliotecas físicas e de se uniformizar os sistemas de busca dessas bibliotecas no meio digital. “Sabemos que pode haver resistências em razão do peso da tradição das bibliotecas, mas é preciso estar atento às mudanças e encontrar soluções para disponibilizar o acervo, muitas vezes valioso, das bibliotecas do instituto”, conclui. 

Para saber mais

#Acesso

Novas coleções e ferramentas para integrar bibliotecas celebram 30 anos do Icict

Uma biblioteca com um milhão de itens que engloba obras do século XVII aos dias atuais alicerça uma das maiores instituições científicas da América Latina

Construção coletiva, ferramenta estratégica

Repositório nascido no Icict se tornou o principal instrumento de execução da política de acesso aberto da Fiocruz

Marco democrático institucional que demonstra revolução no fazer científico

Política de acesso aberto da Fiocruz, aprovada em 2014, é um grande exemplo de construção democrática dos rumos da fundação

Articulação na preservação e divulgação de imagens

Criado na gestão do sanitarista Sérgio Arouca, o Multimeios realiza atividades de serviço, pesquisa e desenvolvimento interdisciplinar em Artes, Design e Tecnologia

Tradição e inovação na produção de audiovisuais

Da necessidade de se criar uma linha de produção e preservação de vídeos em saúde surgiu, há 28 anos, a VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz


Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS