Saúde

Umberto Trigueiros - Diretor do Icict

 

Há 30 anos eram lançadas as sementes do nosso atual Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, o Icict, quando a Fiocruz criava a Superintendência de Informação Científica (SIC), com o propósito de organizar, sob uma mesma coordenação, ações de informação, a administração de bibliotecas, a pesquisa e análise de dados da informação em saúde, a ilustração científica e os serviços gráficos, e dava os primeiros passos no campo da computação.

Para além de criar mais uma caixinha em seu organograma institucional, o que a Fiocruz efetivamente fazia era inovação na gestão e na visão do papel da informação para a estruturação do fazer científico, segundo a concepção do conceito ampliado de saúde e das ações de saúde pública. Essa foi a importante novidade introduzida na Fiocruz por Sergio Arouca e sua equipe, naquele momento.

Naquele tempo, estava já evidente que vivíamos, cada vez de forma mais intensa na sociedade contemporânea, a era do conhecimento e da informação em larga escala. Talvez, aqueles precursores não pudessem antever em detalhe a pujança e a velocidade com que a informação e o conhecimento se disseminariam, o tamanho e o ritmo acelerado das transformações que o desenvolvimento tecnológico, aliado à informação e ao conhecimento, propiciaria à ciência, às relações humanas e de trabalho, à produção, à vida das pessoas e das instituições.

Não poderiam, claro, ter a exata dimensão do porte, da abrangência e da profundidade que o projeto o qual estavam iniciando alcançaria em poucas décadas, operando uma grande mudança no entendimento da transversalidade entre saúde, ciência, tecnologia, informação e comunicação. Mas, com toda certeza, não tinham dúvidas de que investir nos campos da informação, da comunicação e da tecnologia seria decisivo para o futuro da Fiocruz.

Essa é a história da configuração do Icict e que presidiu a construção e o desenvolvimento do instituto que temos hoje, em toda a diversidade da sua atuação. E não só isso, é também um pouco o relato de como a Fiocruz amadureceu sua compreensão e tem empreendido iniciativas que relacionam de forma profunda a ciência, a tecnologia, a inovação e as ações de saúde pública, com o campo da informação e da comunicação.  

Esta edição comemorativa da Inova Icict, dedicada ao trigésimo aniversário da criação de nossa Unidade, procura retratar essa trajetória da construção e do desempenho do Instituto, mas com os olhos voltados par o futuro, para os desafios e respostas que estão propostos por nossa missão e por nossas responsabilidades com a Fiocruz e com o SUS.

Um simples olhar para o planejamento estratégico e os relatórios de atividades do Instituto disponíveis em sua página na internet (www.icict.fiocruz.br) revela-nos que está plenamente consolidada a condição do Icict como unidade técnico-científica da Fiocruz. Temos hoje em pleno funcionamento nove grupos de pesquisa, abarcando temas de informação em saúde, comunicação e saúde, estudos de informação e avaliação em ciência e tecnologia e saúde, democratização da informação técnico-científica em saúde, estudos interdisciplinares sobre ciências, tecnologias e políticas públicas em saúde e ambiente, impactos ambientais globais sobre a saúde, informação e pesquisa em envelhecimento e saúde do idoso, big data e saúde, jogos e saúde.

Os grupos de pesquisa descritos trabalham um amplo leque de linhas de investigação aplicadas, diretamente conectadas a problemas de saúde pública de alta relevância para o SUS e também pesquisas com perfis mais acadêmicos. Análise e disseminação de sistemas de informação – construção de indicadores em saúde e ambiente; epidemiologia da AIDS; epidemiologia do abusos de drogas; geoprocessamento e análise espacial de informações em saúde e meio ambiente; monitoramento do desempenho de sistemas e serviços de saúde; comunicação nas políticas públicas de saúde e saúde e mídia; acesso livre e comunicação na ciência; sistema de informações e indicadores sobre intoxicações, envenenamentos e saúde ambiental; mineração de dados e padronização; modelagem em saúde e ambiente; segurança química, análise visual de dados para tomada de decisão, são algumas das 18 linhas de pesquisas desenvolvidas atualmente no Icict.

Nosso jovem e inovador Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde obteve uma nota 5 da Capes em sua primeira avaliação e já formou seis turmas de Mestrado e quatro de Doutorado. Os cursos de especialização em Informação e Comunicação e Saúde tornaram-se já uma referência para profissionais das áreas da saúde, da informação e da comunicação.

O periódico científico editado pelo Icict, a Revista Eletrônica de Informação, Inovação e Comunicação em Saúde (Reciis), tem mantido sua periodicidade, aprimorado sua qualidade e afirmado sua condição de uma publicação de referência para o campo temático e obteve este ano sua indexação na Lilacs.

Inova oferece neste número um resumo das principais ações, programas e metas em desenvolvimento pelo Instituto. Aborda nosso envolvimento em programas estratégicos como o Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (ReBEC), Qualidade do Cuidado e Segurança dos Pacientes (Proqualis), Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox), Rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH). Descreve também nosso trabalho para o fortalecimento das políticas de acesso livre à informação científica, através do Repositório Institucional Arca, da preservação e digitalização de acervos, da disponibilização de um vasto banco de imagens científicas de alta resolução, de forma livre e gratuita, bem como sobre a nossa atividade constante na produção, distribuição e fomento à realização de audiovisuais em saúde, do esforço de aprimoramento e modernização constante das nossas bibliotecas físicas e virtuais para garantir a qualidade, a automatização e a racionalização da gestão dos acervos, buscando fundamentalmente possibilitar o acesso digital e remoto dos usuários.

Fala-se aqui também no nosso empenho no gerenciamento do Portal Fiocruz, um veículo de comunicação e informação em saúde, considerado referência para a mídia e para a população, bem como a construção, desenvolvimento e manutenção de um grande número de páginas e portais na internet, ligadas a programas do próprio Instituto, da Fiocruz, do Ministério da Saúde e de parceiros.

Seria possível, enfim, resumir aqui o que apresentamos como conteúdo deste número, não só como um balanço do trabalho, da dedicação e do esforço dos muitos profissionais, pesquisadores, especialistas, técnicos, que ao longo desses últimos 30 anos construíram o que é o Icict hoje e desenharam os passos para o futuro, mas principalmente como uma demonstração de como procuramos levar à prática a nossa convicção da indissociável relação entre informação, comunicação e saúde, que devem ser entendidos como direitos humanos fundamentais e pressupostos imprescindíveis para a construção de uma sociedade democrática, justa e inclusiva. 

 

Desenvolvimento

Inovações tecnológicas transformam a sociedade e estabelecem novas ferramentas e metodologias para a comunicação e a informação no campo da saúde, que se encontram no centro da missão do Icict

Ensino/Pesquisa

Formando profissionais e pesquisadores de excelência no campo da comunicação e da informação científica e tecnológica em saúde, o Icict contribui para a produção e difusão de conhecimento de forma interdisciplinar

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS