Centro de Estudos aposta em novos formatos de eventos científicos

por
André Bezerra
,
12/05/2016

Consolidando o seu papel de articulador na promoção de eventos técnico-científicos no âmbito do Icict, o Centro de Estudos vem expandindo consideravelmente sua agenda de trabalho nos últimos meses. Além dos seminários mensais, que envolvem e mobilizam as áreas de pesquisa e ensino do instituto, o Centro aposta em novos formatos com a realização, em 2016, de dois novos projetos: o Hackathon em Saúde e o Projetos ao Meio-Dia.

“São novas linhas de atuação que vem se somar à programação do Centro de Estudos, contribuindo para a missão do Icict, que está diretamente ligada a ações de informação e comunicação no campo da ciência, tecnologia e inovação em saúde”, explica Marcel Pedroso, pesquisador do Lis e coordenador do Centro. Dessa forma, os seminários ganharam um tom menos formal, para possibilitar mais diálogos e interação com o público, mas sem deixar de lado a qualidade da programação por meio da discussão no Comitê Assessor do Centro de Estudos sobre as pautas e convidados.

Com parcerias dentro e fora da Fiocruz, os seminários tem contado com a presença de especialistas do país e do exterior, como no seminário sobre Big Data em Saúde e o índice GBD (Global Burden Disease), realizado no último semestre. “Nosso interesse é congregar as diversas linhas de pesquisa e pesquisadores, para que possamos divulgar de forma acessível a produção científica para além dos muros da instituição”, avalia Paulo Abílio Lisboa, coordenador do Núcleo de Experimentação de Novas Tecnologias Interativas (Next) e coordenador substituto do Centro.

A grande aposta para o aniversário de 30 anos da unidade foi o Hackathon em Saúde, primeira maratona de desenvolvimento de aplicativos e jogos digitais da Fiocruz. “Ao mesmo tempo em que fomentamos a construção de soluções de interesse para o SUS, podemos construir uma rede de programadores e aprender sobre áreas em que temos deficiência, por exemplo, desenvolvimento de aplicativos mobile”, avalia o organizador Marcel Pedroso.

A outra atividade do Centro será Projetos Ao Meio-Dia. Nesse encontro, também mensal, pesquisadores se reúnem no horário de almoço para realizar um intercâmbio de divulgação e estabelecer canais de cooperação interna entre projetos. “A ideia é os profissionais que realizam pesquisa no âmbito do Icict possam apresentar internamente como está o andamento de seus projetos e, principalmente, avaliar a possibilidade de interface com outros técnicos e pesquisadores”, explica Pedroso.  

O formato é inspirado nos Brown Bag Meetings, comum fora do país, em que os participantes levam seu lanche para viagem e trocam ideias enquanto se alimentam. A primeira edição acontece em maio.

Assuntos relacionados

Centro de Estudos

O Centro de Estudos é uma instância colegiada, ligada ao Gabinete da Direção do Icict/Fiocruz, e tem por finalidade organizar, promover, coordenar e divulgar eventos técnico-científicos

#Ensino / Pesquisa

Entrevista: Wilson Couto Borges

Chefe do Laces avalia que a comunicação ainda é convocada para melhorar a "entrega" da informação à população

Ampliando o conhecimento interdisciplinar

Cursos stricto e lato sensu, de atualização e qualificação já formaram mais de três mil alunos

Icict de olho no Brasil

Ter informação e saber fazer uso dela faz muita diferença e pode salvar milhões de vidas

Olhar atento para a cobertura jornalística

Observatório Saúde na Mídia investiga como temas relativos à saúde são apresentados


Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS