Icict de olho no Brasil

por
Graça Portela
,
12/05/2016

Uma das características do Laboratório de Informação em Saúde (Lis/Icict) é olhar para o Brasil, mas não com um olhar fragmentado, mirando apenas em situações locais, como uma comunidade ou um determinado grupo populacional. É olhar o todo. Uma expertise que foi sendo construída por todos os pesquisadores que integram a história do Laboratório, como Henrique Leonel Lenzi, Euclides Castilho, Francisco Viacava, Celia Landmann Szwarcwald, Claudia Travassos, Francisco Inácio Bastos, Dália Romero, Marcel Pedroso, entre e outros.

A incorporação de questões relativas à saúde nos inquéritos populacionais realizados pelo IBGE e a própria PNS – Pesquisa Nacional de Saúde, trouxeram ao Lis informações – como formas de vida, hábitos, doenças mais comuns e etc. - sobre aquelas pessoas que não eram alcaçandas pelo SUS. "Hoje sabemos quem usa o SUS ou os convênios privados. Antes, sequer  tínhamos ideia", afirma Christovam Barcellos, chefe do Lis.

O Laboratório segue monitorando e avaliando as mudanças, inclusive as ambientais, e seus impactos na saúde do brasileiro e essa necessidade de explorar mais os dados obtidos, levou à estratégia Big Data, qe permite a criação de indicadoes de alerta e paineis de monitoramento em tempo real , a partir do planejamento, monitoramento e avaliação de políticas públicas e serviços de saúde.

Outra face do Lis é o investimento no ensino para formar mão de obra capacitada a lidar com os dados gerados, alcançando àqueles que fazem o SUS : técnicos, gestores, pesquisadores e formuladores de políticas públicas na área da saúde. Os cursos permitem que esse público aprenda técnicas de análise de situação, estatísticas de saúde, de onde vem esses dados, como tratá-los e analisá-los.

Em tempos de emergências em saúde como as quais estamos vivendo no Brasil e no mundo, em tempos de mudanças climáticas e seus impactos ainda não mensurados na saúde, e com a globalização acelerada das doenças, ter informação e saber fazer uso dela faz muita diferença e pode salvar milhões de vidas.

Assuntos relacionados

Laboratório de Informação em Saúde - LIS

Atua na geração e divulgação de informações para a formulação de políticas públicas e monitoramento do sistema de saúde, da situação de saúde da população brasileira e seus determinantes sociais e ambientais.

Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde - LICTS

Atua na interface entre a área de Ciência da Informação e o campo da Informação e Comunicação em Saúde.

Laboratório de Comunicação e Saúde - LACES

Atua na interface entre “Comunicação e Saúde: Políticas Públicas e Participação Social” e “Análise das Relações entre Mídia e Saúde”.

Pesquisadores do Instituto

Perfil dos pesquisadores do Icict

#Ensino / Pesquisa

Entrevista: Wilson Couto Borges

Chefe do Laces avalia que a comunicação ainda é convocada para melhorar a "entrega" da informação à população

Ampliando o conhecimento interdisciplinar

Cursos stricto e lato sensu, de atualização e qualificação já formaram mais de três mil alunos

Centro de Estudos aposta em novos formatos de eventos científicos

Proposta é possibilitar mais diálogos e interação com o público sem deixar de lado a qualidade da programação

Olhar atento para a cobertura jornalística

Observatório Saúde na Mídia investiga como temas relativos à saúde são apresentados


Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS