Da inauguração do Icict aos dias atuais, como a comunicação foi sendo construída no instituto

por
Cristiane d'Avila
,
05/05/2016

Desde 1990, quando a então Superintendência de Informação Científica (SIC) foi constituída por iniciativa de Sergio Arouca, se observa que a comunicação passa de instrumento de difusão da informação científica e tecnológica em saúde e prestação de serviço para a comunidade de Manguinhos e a sociedade, a campo de investigação acadêmica e processo de gestão.

De acordo com o Relatório de Atividades 1990, em sua estrutura organizacional inicial a Superintendência foi composta por órgãos e setores até então vinculados à Presidência da Fiocruz, que incluíam as bibliotecas da Fundação (Manguinhos, Saúde Pública, Saúde da Mulher e da Criança, Gonçalo Moniz e Aggeu Magalhães), o Multimeios (gráfica e programação visual) e, em 1988, o Centro de Informações para a Saúde – para a estruturação do acervo de materiais em vídeo da própria Fundação e de cópias de materiais audiovisuais disponíveis no país. Ainda segundo o mesmo documento, nos primeiros quatro anos foram criados o Centro de Computação Científica e incorporados à estrutura da SIC o Programa Nacional Integrado de Informação Tóxico-Farmacológicas e o Núcleo de Vídeo da Presidência da Fiocruz.

Se havia a percepção de que a arregimentação de projetos e setores heterogêneos que trabalhavam a informação e a informática, em seus diferentes aspectos, originara uma estrutura fragmentada e desarticulada, o viés tecnológico da estrutura da SIC levou os gestores de então a proporem a criação do Infocruz, unidade de Pesquisa e Desenvolvimento em Informação da Fiocruz. Segundo o documento de 1990, o Infocruz priorizava “o processo interno de produção, tratamento e disseminação de informações em C&T e o acesso a bancos de dados nacionais e internacionais”, a fim de que a então SIC pudesse atuar como unidade técnico-científica responsável pela “formulação, implantação, manutenção, avaliação e reconstrução do Sistema de Informação C&T da Fiocruz”.

A comunicação, naquele momento, surgia subliminarmente como instrumento de disseminação de informações em C&T – uma vez que a proposta do Infocruz era fomentar um ambiente participativo de toda a Fundação através da criação de um Conselho de Informação em C&T e de um Comitê da Informática de Usuários – ou como prestação de serviço, principalmente através do Multimeios e do Núcleo de Vídeo.

Dez anos depois da publicação deste documento inicial, já constituído como unidade técnico-científica da Fiocruz, o Icict, após a realização de sua 3ª Oficina de Gestão,  recomendava “projetar o futuro do Icict com base na reflexão sobre o papel estruturante das dimensões informação e comunicação para a saúde”, instituindo orientações para a elaboração de uma futura política de comunicação para a unidade. Iniciava-se, então, o processo de incorporação da agenda social pelo direito à comunicação, intensificada com a convocação da 1ª Conferência Nacional de Comunicação, em 2009 e a percepção das potencialidades das novas tecnologias de informação e comunicação para o campo da saúde. 

Entrevista: Wilson Couto Borges

Chefe do Laces avalia que a comunicação ainda é convocada para melhorar a "entrega" da informação à população

Assuntos relacionados

Entrevista: Wilson Couto Borges

Chefe do Laces avalia que a comunicação ainda é convocada para melhorar a "entrega" da informação à população

#Ensino / Pesquisa

Entrevista: Wilson Couto Borges

Chefe do Laces avalia que a comunicação ainda é convocada para melhorar a "entrega" da informação à população

Ampliando o conhecimento interdisciplinar

Cursos stricto e lato sensu, de atualização e qualificação já formaram mais de três mil alunos

Icict de olho no Brasil

Ter informação e saber fazer uso dela faz muita diferença e pode salvar milhões de vidas

Centro de Estudos aposta em novos formatos de eventos científicos

Proposta é possibilitar mais diálogos e interação com o público sem deixar de lado a qualidade da programação

Olhar atento para a cobertura jornalística

Observatório Saúde na Mídia investiga como temas relativos à saúde são apresentados


Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS