Filme que denuncia lobby do leite artificial é exibido no Rio de Janeiro

por
Graça Portela (com informações de Vilma Reis, da Abrasco, e André Bezerra, do Icict)
,
14/03/2017

Com o objetivo de questionar o consumo do leite artificial para bebês, será lançado na próxima quinta-feira, 16/3, às 18h, no Cine Odeon, na Cinelândia, no Rio de Janeiro, o filme “Tigers”, que conta a história de um representante de vendas de uma multinacional, que vende fórmulas artificiais que substituem o leite materno. A princípio, o paquistanês Syed Aamir Raza fica encantado com o produto que vende até descobrir que o produto causa problemas de saúde – como diarreia, desnutrição e mortes – em bebês.

Para o pesquisador do Laboratório de Informação em Saúde (LIS/Icict), Cristiano Boccolini o filme é um alerta sobre a importância da amamentação. O pesquisador do LIS é responsável pelo projeto “Avaliação do cumprimento da Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes (NBCAL)”. Durante o lançamento do Hackathon em Saúde, evento do Icict realizado em 2016, o pesquisador do LIS explicou a importância da NBCAL

Em entrevistas ao site do Icict, realizadas pelo jornalista André Bezerra, Boccolini falou sobre o tema: “Por muito tempo, a força das indústrias alimentícias e farmacêuticas estimulou a substituição do aleitamento materno por fórmulas infantis, mas devido a um grande esforço mundial de mobilização, pesquisa e informação, isso foi se revertendo até chegarmos à implementação da NBCAL”. Ele também alertou que, apesar dos avanços, há muito a ser feito: “Apesar de muitas conquisas, “ainda há diversos e estabelecimentos comerciais e até mesmo serviços de saúde que cometem infrações graves, principalmente relacionados à exposição indevida ou promoções inadequadas”, avalia o pesquisador.

Durante o Hackathon em Saúde da Fiocruz, um dos aplicativos (“app”) criados foi justamente um que auxiliar na fiscalização de irregularidades, focando no comércio e publicidade dos alimentos. O app ainda está em fase de desenvolvimento.

Ao final da sessão de “Tigers”, haverá um debate com Mike Brady, da Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar (IBFAN/UK) e um dos idealizadores do filme. A exibição do filme é uma realização da ACT Promoção da Saúde, Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC) e Rede IBFAN e tem o apoio da Associação Brasileira de Saúde Coletiva – Abrasco.

Os ingressos podem ser adquiridos na Abrasco Livros – ENSP/Fiocruz na rua Leopoldo Bulhões 1480 Sala 129, Manguinhos, no Rio de Janeiro. Telefone (21) 2590-2073.

Serviço:
Data: 16 de março, quinta-feira
Hora: 18h00
Local: Cine Odeon (Cinelândia, no Centro do Rio de Janeiro.)
Ingressos: R$ 12,00 (preço individual) e a R$ 10,00 reais (para compras de pelo menos 10 ingressos). Locais de venda – Abrasco Livros (térreo da ENSP/Fiocruz), UERJ, ACT, UFF.

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Seminário do Centro de Estudos analisa aplicação e monitoramento da NBCAL

Norma Brasileira para Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância entrou em vigor no final de 2015

Debate sobre a comercialização de alimentos para lactentes será tema do Centro de Estudos do Icict

Legislação sobre o tema, a NBCAL, foi regulamentada e seu desafio atual é o monitoramento. Encontro será 17/03

Seminário e publicação lançam olhar para as desigualdades em saúde no Brasil

A partir da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS 2013), diversos autores investigam aspectos sobre determinantes sociais da saúde. Lançamento será 07/12, em seminário do Centro de Estudos

rBLH-BR - Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano

RedeBLH: Conectividade em busca de conhecimento

Pesquisador do Icict é contemplado em edital de Jovem Cientista da Faperj

Cristiano Boccolini (LIS) concorreu com o projeto sobre avaliação do cumprimento da NBCAL em estabelecimentos de saúde e comerciais

Principais resultados: “A Panorama of Health Inequalities in Brazil”

Pesquisadores da Fiocruz e instituições parceiras publicam 14 novos artigos sobre o tema em periódico internacional

Laboratório de Informação em Saúde - LIS

Atua na geração e divulgação de informações para a formulação de políticas públicas e monitoramento do sistema de saúde, da situação de saúde da população brasileira e seus determinantes sociais e ambientais.

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS