No caminho certo

por
Ascom/Icict
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30/03/2017

Primeiras defesas de dissertações de mestrado e qualificações de doutorado apontam para consolidação do PPGICS


Lançado em 2009, o programa de pós-graduação em informação e comunicação em saúde (PPGICS/Icict/Fiocruz) apresenta, em 2011, as suas primeiras defesas de dissertações de mestrado e qualificações de doutorado. Os projetos de pesquisa confirmam a vocação do programa – e do próprio icict – em gerar conhecimentos, tecnologias e recursos humanos para o sistema único de saúde (sus) e são pautados por parâmetros como a agenda nacional de prioridades de pesquisa em saúde, as necessidades de fortalecimento dos campos da informação e comunicação em saúde, bem como sua interrelação, e a preocupação com temas e segmentos da população negligenciados.

Entre os trabalhos vinculados à linha de pesquisa informação, comunicação e inovações em saúde, que se dedica ao estudo das interrelações entre informação, comunicação e inovação em saúde, geográfica e socialmente situadas, encontram-se por esse prisma temáticas da informação científica na malária, suicídio, amamentação, editoria científica, produção científica na saúde e acidentes com animais peçonhentos. Já na linha de pesquisa informação, comunicação e mediações em saúde, que estuda as relações entre instituições de saúde e a população, em seus processos de produção, circulação e apropriação de informações, discursos e saberes, encontram-se pesquisas sobre temáticas da comunicação na tuberculose, na aids, na promoção da saúde, no controle social, na atuação dos agentes comunitários da saúde e nas relações entre médicos e pacientes.

Para a coordenadora do PPGICS, a pesquisadora do Laboratório de Pesquisa em Comunicação e Saúde do Icict Inesita Soares de Araújo, o cumprimento da agenda de defesa de dissertações de toda a primeira turma de mestrado do ppgics, no prazo esperado, assim como a sequência de qualificações da primeira turma de doutorandos, prevista até novembro deste ano, indica que o programa começa a se consolidar.

“Um programa de pós-graduação é sempre muito dinâmico: as entradas se sucedem e agora estamos no processo seletivo para a quarta turma, com início em 2012. O tempo não para, as demandas nos apontam e nos exigem novos encaminhamentos. Temos procurado a cada momento avaliar e implementar mudanças que possam favorecer nossos objetivos”, aponta Inesita.

Abordagens inovadoras para o ensino

Além da grade curricular tradicional de um programa de pós-graduação, o PPGICS investe em atividades complementares para acompanhar o desenvolvimento dos projetos de pesquisa dos alunos – e a geração de conhecimentos na área de informação, comunicação e saúde.

A disciplina portfólio, obrigatória para os cursos de mestrado e doutorado, tem como objetivo principal acompanhar o processo do aluno na sua formação como pesquisador. “Ao longo de cada semestre, duas apresentações, que incluem a distribuição e a leitura de um texto não acadêmico, além da apresentação de seu portfólio virtual, são oportunidade para o estudante compartilhar a sua trajetória com a turma. Os colegas e os professores presentes comentam, dão sugestões, se solidarizam, se apóiam mutuamente”, descreve Inesita. Para a coordenadora do ppgics, a disciplina tem se constituído num espaço de fortalecimento do sentido de pertencimento a um programa de pós-graduação e a uma linha de pesquisa. “A avaliação tem sido muito interessante, acusando efeitos que vão desde o desenvolvimento da capacidade de falar sobre o seu objeto e pesquisa até a percepção de si como integrante de um programa interdisciplinar e das implicações disto sobre seu próprio projeto”, avalia a professora.

Em 2011, a primeira edição da oficina de artigos reuniu estudantes e professores em petrópolis, com o objetivo de criar um espaço de investimento concentrado na escrita de artigos. “Os alunos levam para a oficina seus escritos em andamento ou trabalhos que podem ser convertidos em artigo e, a partir de uma fala mais geral e organizadora das ideias sobre a produção de artigos científicos, trabalham em conjunto com seus orientadores visando avançar nessa produção”, apresenta inesita. A proposta é que a oficina de artigos seja realizada anualmente.

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