O crack sob uma perspectiva de saúde pública

por
Pâmela Liarena & Wagner Oliveira (VideoSaúde Distribuidora)
,
14/07/2016

Em uma sociedade de dependentes, questões como a redução de danos, internação compulsória e regulação das drogas precisam ser repensadas. Essa é a proposta do documentário Crack, Repensar, que reúne depoimentos de usuários, ex-usuários, especialistas em saúde pública, acadêmicos, gestores e profissionais que atuam na promoção da justiça em um polêmico debate sobre como conviver com as drogas em nossa sociedade.

Com o prêmio de Melhor Curta Metragem pelo Júri Popular do REcine 2015 – Festival Internacional de Cinema de Arquivo (18/12), o documentário (25min), produzido pelo selo Fiocruz Vídeo, aborda os motivos que levam ao uso da droga, o que pensa o usuário, proibição versus legalização, como o problema é tratado em outros países, recuperação e possíveis soluções para o enfrentamento da questão. Além disso, segue sendo exibido em festivais nacionais e internacionais como: Entre Todos, Tlanchana Fest (México), 3º Festival Internacional Cine por los Derechos Humanos (Bogotá/Colômbia), World Festival of Emerging Cinema (Trinidad e Tobago), Festival Path de documentários (São Paulo/SP) e diversos outros. Acompanhe as exibições na Fanpage do filme.

O curta foi ideia de um dos diretores, Felipe Crepker Vieira, que resolveu convidar Rubens Passaro para uma parceria. A decisão de produzir o filme veio da forma como o tema é tratado na sociedade e da necessidade de uma grande revisão social e institucional. “O filme se propõe a uma tarefa complicada desde o início: rever o senso comum, apresentar alternativas e apontar inconsistências ao que se pensa sobre o consumo do crack”, declara Felipe. E Rubens constata: “A coragem e a naturalidade das personagens ao falarem sobre o assunto trouxeram grande potência ao documentário”.

A produção faz parte de um grupo de cinco novos títulos do selo Fiocruz Vídeo, linha de fomento e incentivo à produção independente de audiovisuais em saúde. A iniciativa visa democratizar o acesso ao conhecimento por meio da difusão desses materiais. Cópias em DVD deste vídeo podem ser adquiridas, a baixo custo, na Livraria Virtual da Editora Fiocruz. Acesse: www.livrariaeditorafiocruz.com.br

 

Crack, repensar (2015; 25min)

Produtora: Doctela

Direção: Felipe Crepker Vieira e Rubens Passaro

Distribuição: VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz

 

Trailer: https://goo.gl/to823h

Filme na íntegra: https://goo.gl/fQ9sN6

Facebook: https://goo.gl/DSnSkB

 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Fiocruz realiza Semana de Comunicação de 25 a 29 de julho

Evento debate os rumos da Comunicação Pública em uma sociedade democrática e terá a presença de convidados externos e da Fiocruz

Crack é tema de documentário a ser lançado no Viva Rio

Documentário será lançado dia 29/7, a partir das 15h. Haverá também lançamento do livro Crianças, Adolescentes e Crack (Editora Fiocruz)

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS