Polo de Jogos e Saúde/Multimeios ocupa espaço além mar

por
Graça Portela
,
11/05/2017

Nos dias 8 e 9 de maio, foi realizado em Salvador (BA), o XII Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação (SJEEC) – Construindo novas trilhas, que este ano teve como desafio “estabelecer uma interlocução entre jogos eletrônicos e saúde”.

Representando o Icict, o  coordenador do Polo de Jogos e Saúde/Multimeios, Marcelo de Vasconcellos, realizou a palestra de abertura “Jogos: procedimentalidade e participação em favor da Saúde”. O evento é coordenado pela pesquisadora Lynn Alves, uma das maiores autoridades do país em jogos eletrônicos, educação e comunicação, e que participou em 2016 do seminário “Saúde em Jogo”, do Icict.

Durante o evento na Uneb, foi feita uma entrevista com Marcelo de Vasconcellos - assista aqui

Outra participação importante para o Icict na área de Jogos Eletrônicos e Saúde foi o convite recebido pelo Polo de Jogos e Saúde/Multimeios para visitar a Universidade de Ciências Aplicada sde Breda (NHTV), na Holanda. O coordenador do Polo conversou com diversos pesquisadores da Universidade, debatendo “potenciais formas de cooperação entre a NHTV e o Icict, em especial, no uso de jogos digitais no campo da Saúde”, assim como ministrou a aula "Games, Health and Participation in Education" para os alunos do mestrado em Process Design da mesma instituição.

A presença do pesquisador do Multimeios é uma retribuição à visita feita pelos pesquisadores Igor Mayer e Jessika Weber respectivamente, professor e pesquisadora da NHTV, em março desse ano. Vasconcellos também visitou o Cradle – laboratório de desenvolvimento de jogos, onde atualmente os pesquisadores se dedicam à construção de diversos projetos de realidade virtual e aumentada.

Créditos das imagens:

Fotos: Arquivo pessoal Marcelo de Vasconcellos (Polo de Jogos e Saúde/Multimeios/Fiocruz)

Montagem: Graça Portela (Ascom/Icict/Fiocruz)

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Universidade holandesa procura Icict para parceria em Jogos e Saúde

Igor Mayer e Jessica Weber são especialistas em serious games e se reuniram com pesquisadores do Instituto

Brincadeira séria: Seminário destaca papel dos games na promoção da saúde

Centro de Estudos do Icict reuniu profissionais de saúde, designers e desenvolvedores, que discutiram iniciativas como gamebooks, newsgames, dentre outros

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.