Integrantes de 23 países assumiram o compromisso de mobilizar suas sociedades em favor da instituição do dia 19 de maio como o Dia Mundial de Doação de Leite Humano. O objetivo é promover o conhecimento e a sensibilização da sociedade mundial sobre a importância e necessidade da doação de leite humano aos Bancos de Leite Humano. A data, definida por consenso, foi escolhida por ter sido o dia da assinatura, em 2005, da Carta de Brasília, o primeiro documento oficial de âmbito internacional que aponta a necessidade de fomentar a criação de Bancos de Leite Humano.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assinará portaria ministerial ajustando o Dia Nacional de Doação de Leite Humano, hoje comemorado em 1 de outubro, ao cenário mundial.
Segundo Aprígio Guerra, coordenador do Programa Ibero-americano de Bancos de Leite Humano (IberBLH), o movimento tem significado especial por buscar uma consciência social sobre a importância da doação de leite humano. “A mobilização coloca a doação de leite para além de um ato de solidariedade, mas como exercício de cidadania”, afirma.
Como material de mobilização, será lançado o vídeo “Cooperação Internacional em Bancos de Leite Humano”, produzido pelo Canal Saúde/Fiocruz, que retrata o trabalho dos Bancos de Leite Humano do Brasil como resultado de investimentos no campo da pesquisa e do desenvolvimento tecnológico feitos pelo Icict/IFF/Fiocruz e apresenta o empenho da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores em levar esta ação a 23 países da Ibero-américa, Caribe e África, como um produto SUS-Brasil de exportação para a qualificação da atenção neonatal em termos de segurança alimentar e nutricional. Os 239 bancos de leite humano contabilizam 291.804 doadoras de leite, 3.034.400 mulheres assistidas em aleitamento materno e 306.690 recém-nascidos beneficiados.
“O trabalho brasileiro foi reconhecido pela Organização Mundial de Saúde como o que mais contribuiu para a redução da mortalidade infantil. E ele é possível porque existe um exército de militantes que acreditam que podem transformar a saúde pública”, diz Aprígio.
Qualificação
Foi lançado o Projeto de Repontecialização do Parque Tecnológico da RedeBLH-BR, que prioriza a modernização dos equipamentos de pasteurização, indispensáveis para garantir a qualidade sanitária e a inocuidade do leite humano distribuído pela RedeBLH.
Além disso, será entregue o BLH-Web para os 28 Centros de Referencia Estaduais, uma ferramenta de gestão desenvolvida pelo Icict/IFF/Fiocruz em software livre, com a perspectiva de instituir um sistema de gestão pela qualidade para Bancos de Leite Humano. Este dispositivo traz como diferencial, a possibilidade de monitoramento e avaliação desde o nível local ao central e possibilita assessoria técnica remota em tempo real. A ideia é que a utilização da BLH-WEB passe a ser utilizada por todos os 203 bancos de leite do país. A ferramenta foi apresentada no III Encontro Nacional de Referências Estaduais de Bancos de Leite Humano, ocorrido em Brasília entre os dias 28 e 30 de setembro.
Campanha
No dia 29/9, foi lançada a Campanha Nacional de Doação de Leite Humano 2011, com o tema “Para você é Leite, para a criança é Vida. Doe leite materno. A vida agradece”, protagonizada por Luciana Gimenez. Entre os objetivos está o estímulo à doação de leite materno.
Links
[1] https://www.icict.fiocruz.br/../..
[2] https://www.icict.fiocruz.br/arquivo-de-noticias
[3] https://www.facebook.com/sharer.php?u=https%3A%2F%2Fwww.icict.fiocruz.br%2Fprint%2F1717
[4] https://www.icict.fiocruz.br/node/537
[5] https://www.icict.fiocruz.br/node/755
[6] https://www.icict.fiocruz.br/node/1499
[7] https://www.icict.fiocruz.br/node/360
[8] https://www.icict.fiocruz.br/node/758
[9] https://www.icict.fiocruz.br/node/157